Indústria 4.0: entenda o que é e como ela pode beneficiar fábricas

Indústria 4.0: entenda o que é e como ela pode beneficiar fábricas13
Dez
2022
compartilhe

Estamos na Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, como dizem os especialistas.

Esse é o momento onde o avanço industrial e o desenvolvimento de novas tecnologias vêm correndo lado a lado.

O processo tecnológico que traz o uso de automação, inteligência artificial, IoT (internet das coisas), computação em nuvem, robótica avançada e diversos outros modelos de trabalho, tem feito com que a indústria evolua dia a dia de forma significativa para acompanhar a transformação digital.

Continue a leitura para saber mais informações sobre esse assunto. Confira:

- O que é a Indústria 4.0?

- Vantagens da Indústria 4.0 e da transformação digital para as fábricas

- Manutenção 4.0 e as novas tecnologias

- Tecnologias e a segurança dos trabalhadores
 

O que é a Indústria 4.0?

No conceito de Indústria 4.0, os processos apresentam maior integração e conectividade para alcançar mais eficiência e produtividade. Muitas empresas já adotaram sistemas mais modernos de trabalho para se adaptar à evolução.

O conceito da Quarta Revolução Industrial foi criado em 2016 por Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial.

Segundo ele, a Quarta Revolução Industrial gera um mundo em que os sistemas de fabricação virtuais e físicos cooperam entre si de uma maneira flexível a nível global. A partir disso, podemos salientar que a Indústria 4.0 possibilita uma integração e conectividade que não eram possíveis antigamente.

 

Vantagens da Indústria 4.0 e da transformação digital para as fábricas

Podemos enumerar algumas vantagens da transformação digital para as fábricas.

Flexibilidade: Com uma boa gestão e uso de soluções tecnológicas, a produção é flexibilizada com o recebimento de dados em tempo real, permitindo redirecionar o foco e adequar a produção com facilidade;

Facilidade para tomada de decisão: Com informações em tempo real, o gestor pode tomar decisões com mais segurança. Isso porque a conectividade permite acessar relatórios e gráficos em tempo real;

Redução de custos: Os erros são minimizados, permitindo o corte de gastos desnecessários. Além disso, é possível corrigir falhas e investir em novas oportunidades;

Segurança: Esse é um dos maiores ganhos, uma vez que as novas tecnologias e a integração entre elas garante um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

 

Manutenção 4.0 e as novas tecnologias

Assim como no conceito da Indústria 4.0, em que os processos apresentam maior integração e conectividade para alcançar mais eficiência e produtividade, a Manutenção 4.0 otimiza os dados enviados pelas máquinas e equipamentos para adiantar qualquer reparo que terá que ser feito, antes de causar prejuízos.

No lugar da manutenção industrial convencional são feitas as manutenções corretivas - quando a falha acontece as manutenções preventivas que são marcadas em datas já estipuladas, e as manutenções preditivas na prévia detecção do problema.

Com a implementação da Manutenção 4.0, as manutenções preditivas são beneficiadas, fazendo com que as falhas sejam resolvidas antes de qualquer dano e, por diversas vezes, sem ao menos a necessidade do trabalho humano para realizar o reparo.

- Leia também: RCM: o que é a Manutenção Centrada em Confiabilidade?

 

Tecnologias e a segurança dos trabalhadores

A manutenção de máquinas e equipamentos também são beneficiadas com as novas tecnologias disponíveis no mercado, principalmente em relação à segurança dos trabalhadores.

Um bom exemplo é o procedimento de lockout-tagout (LoTo), que visa a proteção do trabalhador em seu local de trabalho a partir de um conjunto de procedimentos, também conhecido como bloqueio e etiquetagem.

No Brasil, o procedimento de lockout-tagout (bloqueio e etiquetagem) tem origem na norma regulamentadora de segurança em eletricidade NR-10. As medidas elencadas na norma se aplicam às diversas áreas das indústrias em que há o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica, como a construção, a montagem, a operação, a manutenção das instalações elétricas e, inclusive, as etapas de projeto que incluem o uso da eletricidade.

Para isso, foram criadas as medidas de proteção coletiva que incluem o uso de dispositivos instalados e utilizados no ambiente de trabalho como: isolamento das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático e os sistemas de bloqueio e etiquetagem (cadeados de bloqueio, garras de bloqueio, bloqueio de disjuntores e as etiquetas de bloqueio).

No entanto, ainda existem muitos entraves para implantação do LoTo em muitas indústrias.

Para facilitar todo este processo, a Tagout oferece consultoria especializada e tecnologia própria para atender às necessidades das indústrias quanto a implantação do Programa LoTo (Lockout Tagout).

O resultado é o lançamento do software TAGOUTPRO, voltado para a criação e edição de mapas de bloqueio de máquinas e equipamentos de forma online, utilizando o aplicativo diretamente no celular ou tablet, ou no computador.

- Leia também: 7 coisas que você precisa saber sobre segurança do trabalho

 

Software TAGOUTPRO

O software pode ser dividido em duas etapas:

 

1ª etapa (implantação)

Nesta etapa, o software permite:

- Cadastros dos equipamentos;

- Elaboração de mapas de bloqueio online e offline: com fotos dos pontos de bloqueio, fotos das fontes bloqueadas, tipos de energias bloqueadas, especificações dos dispositivos de bloqueio a serem utilizados;

- Fixação dos QR codes nas máquinas e em suas fontes de energias;

- Geração de relatório completo dos dispositivos necessários para utilização em todas as máquinas;

- Fluxo e alçadas de aprovação de documentos;

- Elaboração e gestão do plano de ação dos desvios com evidências, utilizando dashboard de ações (em andamento, pendentes ou realizadas), monitoramento dos prazos e ações informadas para melhoria, bem como os responsáveis e datas de conclusão.

 

2ª etapa (gestão)

Nesta etapa, os técnicos podem usar um tablet ou celular para acessar os mapas de bloqueio diretamente na máquina no chão de fábrica. Ao ler o QR code que está fixado na máquina ou nas fontes de energia, o mapa de bloqueio abre com todas as informações necessárias para a atividade de bloqueio de todos os envolvidos.

Assim que os técnicos iniciam os bloqueios, fotos com evidências do bloqueio realizado serão armazenadas para posteriores auditorias. Neste momento, as informações serão agrupadas em um dashboard que resume todas atividades e intervenções feitas na área de bloqueio.

O software no modo Gestão também mostra relatórios com informações dos tempos de bloqueios realizados, dos técnicos que participaram e dos equipamentos em que foram realizados os bloqueios, além de mostrar resumos do número de bloqueios realizados no mês e em quais máquinas, por quanto tempo e quem os realizou.

Quer saber mais? Entre em contato!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.