Tipos de manutenção industrial: conheça quais são os principais

Tipos de manutenção industrial: conheça quais são os principais18
Jan
2023
compartilhe

Você sabia que existem diferentes tipos de manutenção industrial e os seus custos equivalem a aproximadamente 5% do faturamento bruto da indústria brasileira?*

A manutenção industrial é um dos focos de atenção de gestores em todo o país. Isso porque, antes considerada apenas uma área que demandava gastos altíssimos para as companhias, a manutenção industrial passou a ser vista como um setor estratégico com a evolução da indústria 4.0.

Neste sentido, uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para a melhoria contínua dos ativos envolvidos no processo, evitando paradas de produção, prejuízos e falhas nas indústrias.

Continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto. Até o final do artigo confira:

- Custos da manutenção industrial

- Tipos de manutençao industrial

- Eficiência na manutenção industrial

- Manutenção 4.0

 

Custos da manutenção industrial

Implantar uma boa gestão da manutenção industrial é fundamental para manter a eficiência das empresas. Assim, as manutenções garantem a eficiência de funcionamento dos equipamentos, bem como ampliam a sua vida útil.

Podemos citar como grandes "gargalos" e que impactam a manutenção: a mão de obra própria ou terceirizada, a reposição de peças, a indisponibilidade de máquinas e o estoque de peças e materiais para os serviços.

Para calcular os custos de manutenção, é preciso levar em conta não somente o valor de uma peça nova e dos serviços de reparação, mas também os custos administrativos de todo o processo e os melhores modelos (tipos) de manutenção a serem adotados.

Leia a seguir sobre os tipos de manutenção industrial e como as novas tecnologias podem melhorar a eficiência das plantas fabris.

 

Tipos de manutenção industrial

 

1. Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ou reativa é aquela realizada para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. Isso quer dizer que será feita como forma de reação a um problema.

 

2. Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada para reduzir ou evitar falhas, queda no desempenho e de acordo com um planejamento baseado em intervalos de tempo pré-definidos (Time Based Maintenance – TBM). Ideal para equipamentos cuja falha pode provocar catástrofes ou riscos ao meio ambiente, sistemas mais complexos ou de operação contínua.

- Leia também: 5 vantagens da manutenção planejada na indústria

 

3. Manutenção preditiva

Baseada em variáveis ou parâmetros de desempenho dos equipamentos para que seja definida a necessidade ou não de intervenção. Assim, quando é necessário intervir é realizada a manutenção planejada. Por isso, a manutenção preditiva é conhecida como manutenção baseada na condição.

Entre as vantagens estão: permitir que os equipamentos operem por mais tempo,  garantir que a intervenção ocorra com base em dados, seja mais eficiente, de menor custo e rápida.

- Leia também: Manutenção preditiva com utilização de IoT: entenda o impacto dos avanços para a indústria

 

4. Manutenção detectiva

Um tipo mais novo de manutenção industrial, é realizada em sistemas de proteção ou comando para detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção. Quanto mais se utiliza a automação industrial, mais importância terá a manutenção detectiva para garantir a confiabilidade dos sistemas e da planta.

 

5.Manutenção prescritiva

Responsável por realizar medições e análises de forma remota e em tempo real. Está intimamente atrelada à Indústria 4.0, uma vez que os técnicos responsáveis não necessitam ir a campo para fazer uma avaliação minuciosa dos equipamentos.

Para isso, a indústria precisa contar com equipamentos integrados e com o uso da Inteligência Artificial. 

 

Eficiência na manutenção industrial

Para garantir a eficiência na manutenção industrial é preciso planejamento e monitoramento. Isso é trabalho para a Engenharia de Manutenção e da Confiabilidade. Trata-se de um conjunto de atividades que permitem que a confiabilidade seja aumentada em toda a planta industrial.

No lugar de conviver com problemas crônicos e reparar somente quando há falhas, essa nova gestão industrial deve melhorar padrões e sistemas. Isso é evoluir para trazer o novo cenário para a planta industrial, a indústria 4.0, gerando melhores resultados para o negócio.

A confiabilidade deve permear todo o ciclo de vida dos ativos da indústria, a partir de um Sistema de Gestão de Ativos integrado para suportar o processo de tomada de decisão em diversas atividades. Somente assim é possível alcançar um novo patamar de eficiência operacional, com redução do custo de manutenção, redução do custo de peças de reposição, diminuição da exposição ao risco e aumento da capacidade produtiva.

- Leia também: RCM: como funciona essa técnica de manutenção industrial?

 

Manutenção 4.0

Com o crescente avanço da tecnologia e a indústria 4.0, algumas tendências têm sido incorporadas à manutenção para garantir maior competitividade. Veja a seguir algumas tendências da manutenção 4.0:

 

1. Sensores

Existem diversos tipos de sensores que podem ser utilizados na indústria, como o sensor de temperatura, sensor de nível, sensor ultrassônico e o sensor de vibração. Através deles é possível analisar o desempenho das máquinas e monitorar qualquer alteração das variações adequadas de funcionamento.

 

2. Big Data

Esse termo é utilizado para falar de grandes conjuntos de dados que precisam ser processados e armazenados. A partir dessa reunião de informações, é possível melhorar o desempenho dos processos e facilitar as tomadas de decisões.

 

3. Inteligência Artificial (IA)

A IA permite que softwares e robôs exerçam funções similares às humanas através de algoritmos, dados coletados e cruzamento de informações.

 

4. Cyber Security

Sistema de proteção contra roubo ou danos de software, hardware e outras informações eletrônicas.

 

5. Computação em Nuvem

Fornecimento de serviços em nuvem, como servidores, banco de dados, software, redes e outros dados por meio da internet. Através da computação em nuvem é possível reduzir os custos operacionais e de infraestrutura.

 

6. Software de gestão de manutenção

Softwares de gestão de manutenção, ambém conhecidos como CMMS, são considerados uma alternativa para as indústrias que querem centralizar os processos. Assim, reúnem e armazenam todo sistema das operações na indústria como: planejamento, controle, desempenho operacional e produtividade, facilitando a comunicação entre gestores e técnicos de manutenção.

 

7. Software para gestão segura do programa LoTo

Exclusivo no mercado, o novo software da Tagout, o TAGOUTPRO, garante a criação de Mapas e Procedimentos de Bloqueio com rapidez e facilidade, além da gestão de todo o programa LoTo (Lockout/Tagout).

Entre os diferenciais deste produto estão o design objetivo e funcional - otimizado para a indústria 4.0 - e a facilidade de gestão e acesso aos dados - uma vez que permite acessar os arquivos em qualquer dispositivo de forma online para a implantação do Programa LoTo.

Com o software TagoutPro, o engenheiro responsável consegue criar o Mapa de Bloqueio, registrar as fotos e fazer as anotações em tempo real, identificando todos os pontos de energia por meio de TAGs (identificação dos pontos de bloqueio).

Assim, a tecnologia Tagout serve para automatizar o processo, reduzir tempo de trabalho e evitar erros na criação dos Mapas de Bloqueio. Além disso, permite ao cliente entender quais dispositivos devem ser usados para garantir a desenergização correta em cada ponto de bloqueio.

O software também inclui um relatório de adequações e melhorias por equipamento caso algum deles não esteja adequado para o bloqueio e desenergização de forma correta, além de uma lista de todos os dispositivos Tagout necessários para a realização do trabalho.

Quer saber mais? Converse com a nossa equipe de atendimento!

 

Conheça o software da Tagout!

*Dados da Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos)

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.