Softwares de manutenção industrial garantem mais segurança e produtividade no ambiente de trabalho

Softwares de manutenção industrial garantem mais segurança e produtividade no ambiente de trabalho20
Set
2021
compartilhe

As indústrias de todo o mundo estão passando por forte transformação com o fortalecimento da Internet das Coisas presente no dia a dia das empresas.

Por isso, e para garantir total segurança no procedimento de manutenção, as empresas estão, cada vez mais, buscando por sistemas de gestão e softwares que ajudam nas manutenções preventivas e evitam as manutenções corretivas, já que as corretivas geram custos mais elevados, além de necessitar fazer uma pausa nos processos.

Os softwares de manutenção industrial, por sua vez, atuam diretamente no controle da produção, organização do trabalho, planejamento das manutenções, previsão de falhas de equipamentos, emissão de ordens de trabalho e outras demandas. Tudo isso ajuda a reduzir os custos da empresa com perdas decorrentes de manutenções corretivas, aumentar a vida útil das máquinas e melhorar a produtividade da empresa como um todo.

Entretanto, é preciso frisar que além da utilização de softwares de manutenção, é necessário que a empresa esteja adequada às Normas Regulamentadoras, principalmente NR-10, NR-12 e NR-33, e saiba elaborar seu próprio procedimento de bloqueio e etiquetagem.

 

Treinamento de Bloqueio e Etiquetagem

Para realizar todas os procedimentos de bloqueio e etiquetagem adequados, todos os trabalhadores envolvidos devem passar por treinamento teórico e prático para garantir segurança total no trabalho.

Recomendamos pelo menos 2 horas de treinamento para todos os técnicos que farão os travamentos. É importante que após o treinamento seja feita uma avaliação prática e teórica para verificar o nível de aprendizado. Esta prova servirá como evidência da participação do técnico no treinamento e que o mesmo foi efetivo, ou seja, houve aprendizado adequado para a execução da tarefa.

 

Sobre a auditoria de Bloqueio e Etiquetagem

O principal objetivo da auditoria é verificar se os técnicos estão realizando os bloqueios corretamente conforme o procedimento. Caso não estejam, é preciso verificar qual o real motivo pelo qual não estão fazendo. Pode ser que não tenham participado do treinamento ou não possuem os dispositivos de bloqueio adequados, ou até mesmo que o equipamento não permita o bloqueio por não estar adequado, ou por algum motivo de processo industrial não é possível desligar o equipamento durante a manutenção, entre outros.

Desta forma, a auditoria serve para entender o que está ocorrendo na prática e como os problemas podem ser resolvidos. Para cada problema resolvido, se corrige o procedimento e se treina novamente.

Para elaborar seu próprio Procedimento sugerimos considerar os questionamentos listados no nosso ebook "Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem ou Lockout / Tagout (LOTO)", pois o mesmo deve ser elaborado de acordo com as características operacionais de cada empresa.

 

Plano de bloqueio e Indústria 4.0

A Tagout tem observado as demandas dos clientes e promete oferecer soluções que vão de encontro às necessidades impostas pelo desenvolvimento das tecnologias e pela Indústria 4.0.

Já contamos com diversos dispositivos de bloqueio, treinamentos através da implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout) e auditorias. Em breve, traremos outra novidade. Acompanhe nossas redes sociais e blog para mais informações!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.