pressione enter para pesquisar
08Jun

Entenda o que é Manutenção 4.0

Com o avanço das tecnologias, a indústria vem passando por grandes transformações. Já ouviu falar na Quarta Revolução Industrial, na Indústria 4.0 ou Manutenção 4.0? O processo tecnológico que traz o uso de automação, inteligência artificial, IoT (internet das coisas), computação em nuvem, robótica avançada e diversos outros modelos de trabalho, fez com que a indústria evoluísse de forma significativa para acompanhar a transformação das novas tecnologias.

Muitas empresas já adotaram sistemas mais modernos de trabalho para se adaptar à evolução. Com isso, também apresentam aumento da produtividade, desenvolvimento de produtos em larga escada com mais eficiência e menos perdas, dentre outras vantagens.

O conceito da Quarta Revolução Industrial foi criado em 2016 por Klaus Schawab, fundador do Fórum Econômico Mundial. Segundo ele, a Quarta Revolução Industrial gera um mundo em que os sistemas de fabricação virtuais e físicos cooperam entre si de uma maneira flexível a nível global. A partir disso, podemos salientar que a Indústria 4.0 possibilita uma integração e conectividade que não eram possíveis antigamente.

Podemos realmente chamar esse período de Quarta Revolução Industrial devido à velocidade, alcance e impacto das tecnologias. Quando falamos de manutenção, por exemplo, também fica evidente as transformações que estão sendo implantadas, daí surge o termo Manutenção 4.0.

 

O que é Manutenção 4.0?

Assim como no conceito da Indústria 4.0, em que os processos apresentam mais integração e conectividade para alcançar mais eficiência e produtividade, a Manutenção 4.0 otimiza os dados enviados pelas máquinas e equipamentos para adiantar qualquer reparo que terá que ser feito, antes de causar prejuízos.

No lugar da manutenção convencional, são feitas as manutenções corretivas quando a falha acontece, as manutenções preventivas que são marcadas em datas já estipuladas e as manutenções preditivas, na pré-detecção do problema.

Com a implementação da Manutenção 4.0, as manutenções preditivas são beneficiadas, fazendo com que as falhas sejam resolvidas antes de qualquer dano e, por diversas vezes, sem ao menos a necessidade do trabalho humano para realizar o reparo.

 

Vantagens da Manutenção 4.0 na indústria

Existem diversos benefícios em adotar o sistema de Manutenção 4.0. Confira:

- Redução dos custos com compra de peças para as máquinas e equipamentos;

- Aumento da produtividade dos colaboradores;

- Redução do tempo de manutenção das máquinas e equipamentos;

- Redução das falhas e perdas de produtos;

- Redução de manutenções preventivas e corretivas;

- Manutenções planejadas, evitando alteração na produção e, consequentemente, entrega ao cliente;

- Mais competitividade no mercado.

 

O mercado de trabalho de acordo com a Indústria 4.0

Com o avanço das tecnologias e implementação dentro da indústria, os profissionais também devem se atualizar de acordo com as transformações. Cada vez mais o mercado de trabalho buscará por trabalhadores aptos às novas tecnologias, como a automação, inteligência artificial, análise de dados, IoT, computação em nuvem e outras vertentes.  

Além disso, mais do que nunca, as empresas buscam por profissionais com competências socioemocionais, como liderança e comunicação.

De acordo com a Center For the Future or Work e Congnizant, diversas profissões devem ser criadas no futuro, sendo a maioria baseada no avanço da tecnologia. Dentre elas estão: gerente de construção de realidade aumentada, técnico de manutenção em automação, projetista para tecnologias 3D e operador de high speed machine.

 

Quer saber mais sobre o mundo da indústria e manutenção? Acesse nosso blog e fique de olho nas novidades.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 3500.8219

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade