A retomada da indústria no pós-pandemia: entenda os desafios

A retomada da indústria no pós-pandemia: entenda os desafios15
Dez
2021
compartilhe

O ano de 2021 foi marcado por incertezas no setor. Com toda a fragilidade do pós-pandemia, a indústria enfrenta desafios para retomar a estabilidade e projetar novos cenários para continuar o crescimento. Confira abaixo!

 

Desafios do pós-pandemia

Sem dúvidas, um dos maiores desafios da indústria para ter uma retomada crescente, é se tornar mais competitiva. Para isso, a Indústria 4.0 vem ainda mais forte para trazer mais eficiência produtiva, redução dos gastos, menos desperdícios e outros benefícios.

Softwares de gerenciamento de estoque e de outras atividades do dia a dia industrial viraram essenciais para manter o padrão de qualidade. Com a maior agilidade e facilidade de realizar certos trabalhos, a indústria consegue economizar tempo, reduzir gastos e se tornar cada vez mais atual e competitiva diante o cenário que vem enfrentando.

Em paralelo aos avanços tecnológicos, nunca se falou tanto em saúde e segurança do trabalho. A crise causada pela Covid-19 trouxe temas e soluções que não eram debatidas anteriormente, como a utilização obrigatória de novos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como a máscara, além de estabelecer planos de ação de riscos, levando em consideração a contaminação pelo coronavírus ou outras doenças existentes, além de outras medidas de saúde e segurança.

Trabalhos que eram realizados presencialmente puderam ser ajustados para o home office, a fim de garantir o bem-estar do trabalhador. Além disso, novas necessidades surgiram, como a avaliação constante da saúde dos colaboradores, tanto física quanto psicológica, já que todos passamos por tempos difíceis e que requer um cuidado ainda maior.

 

Manutenção industrial no pós-pandemia

Com a parada industrial que o mundo enfrentou e ainda vem sentindo os impactos, as manutenções industriais se tornaram ainda mais importantes para manter as empresas em perfeito funcionamento, sem ter altos custos com paradas inesperadas que podem afetar toda a produção, além do gasto com consertos e outras medidas necessárias.

As manutenções preditivas e preventivas devem ser ainda mais intensas para evitar qualquer risco. O primeiro tipo permite antecipar qualquer problema a partir de previsões feitas através do monitoramento e gestão completa dos dados das máquinas. Já a manutenção preventiva pode ser realizada pelos técnicos antes que ocorra qualquer problema, com base no tempo e uso de cada equipamento.

Dessa forma, as inspeções e revisões dos processos fabris tornam-se mais importantes do que nunca. Tudo isso faz com que as paradas inesperadas não aconteçam, garantindo o andamento da produção e segurança do trabalhador, já que a quebra de máquinas pode, também, causar danos aos próprios colaboradores.

Com segurança e saúde não se brinca. Todas os cuidados são extremamente necessários!

 

Quer saber mais sobre o mundo industrial? Acesse nosso blog e confira os conteúdos Tagout!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.