Percepção de risco: o que é, importância e como desenvolver

Percepção de risco: o que é, importância e como desenvolver05
Ago
2021
compartilhe

Existem diversas maneiras de manter a segurança e bem-estar dos trabalhadores do setor industrial, como através do cumprimento das normas regulamentadoras, da utilização de EPIs e EPCs, do gerenciamento de risco, da capacitação dos funcionários e da percepção de risco.

Oferecer treinamento aos colaboradores é essencial para garantir o perfeito funcionamento de toda a equipe e dos processos de trabalho, visto que apenas trabalhadores capacitados conseguem identificar situações de ameaça e agir da maneira correta para evitar acidentes ou qualquer exposição ao perigo. Por isso, pode-se dizer que a percepção de risco é primordial para manter um ambiente de trabalho seguro, organizado e produtivo.

Continue a leitura e confira as seguites informações sobre o assunto:

- A importância da cultura de segurança

- O que é percepção de risco?

- Como desenvolver a percepção de risco?

- Programa LoTo da Tagout

 

A importância da cultura de segurança

Não fornecer assistência e capacitação aos trabalhadores é colocar em risco a vida dos funcionários e de toda a linha de produção. Para estar de acordo com a legislação e garantir o bem-estar e qualidade do trabalho, é imprescindível que toda empresa tenha uma cultura de segurança forte, incentivando e ensinando, todos os dias, os funcionários a agirem de forma segura.

Ter uma cultura de segurança dentro de uma empresa é criar e ensinar um conjunto de costumes e atitudes que devem ser tomados diante de situações de perigo, ou seja, é ensinar a perceber o risco e saber como agir diante do problema. Dessa forma, cada vez mais os trabalhadores estarão seguros e os registros de acidentes de trabalho com números mais baixos.

- Leia também: Normalização dos riscos: como combater esse perigo na sua empresa?

 

O que é percepção de risco?

Ao aplicar uma cultura de segurança e capacitar os colaboradores, a sensibilidade de identificação dos riscos será aflorada. Pode-se dizer que percepção de risco é exatamente isso: desenvolver o senso de identificação e a conscientização sobre os perigos existentes dentro do ambiente de trabalho.

Esse é um conceito de segurança que envolve, mais do que nunca, o fator humano, o saber reconhecer as ameaças, o equilíbrio e a tomada de decisão. Por isso, é de extrema importância que os trabalhadores tenham atenção, sejam instruídos da maneira correta e estejam com o psicológico bom para evitar dúvidas que coloquem sua segurança em risco.

 

Como desenvolver a percepção de risco?

Este é um trabalho que deve ser construído dia após dia, sempre visando a segurança e bem-estar de todos os colaboradores. Por isso, as empresas podem começar criando um guia de boas práticas, por exemplo. Nele deve constar aspectos relacionados aos equipamentos utilizados, às vestimentas dos trabalhadores, o que deve ser feito em determinadas situações que possam ocorrer, dentre outras coisas.

As boas práticas dentro da indústria são relacionadas a todas as etapas, desde o recebimento da matéria-prima, manuseio dos produtos e máquinas, até o transporte final, e estão diretamente relacionadas à percepção de risco, já que direcionam os trabalhadores em várias situações do dia a dia.

O DDS (Diálogo Diário de Segurança) também é outra forma de alertar os perigos existentes e, com isso, desenvolver a percepção de risco. O DDS é exatamente o que o nome diz, são conversas diárias sobre assuntos relacionados à segurança do trabalho. Alguns exemplos de temas para serem trabalhados são a importância do bloqueio e etiquetagem, a utilização dos EPIs, análise preliminar de risco, dentre outros. Todos os assuntos ajudam a consolidar as boas práticas, a identificar os riscos e, consequentemente, a diminuir os acidentes de trabalho.

Os treinamentos também são de extrema importância, já que conseguem criar possíveis situações de perigo e mostrar como os trabalhadores devem agir. Além de ensinar técnicas e regras que precisam ser seguidas.

 

Programa LoTo da Tagout

Para os trabalhos que envolvem energias perigosas, a Tagout oferece um treinamento completo com os requisitos necessários para realizar uma manutenção segura. O Programa LoTo, também chamado de Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), fornece todas as instruções necessárias para realizar manutenções seguras e de acordo com as Normas Regulamentadoras. Todos os trabalhadores serão capacitados para visualizar os riscos e realizar os procedimentos de bloqueio e etiquetagem adequados.

Quer saber mais sobre o Programa LoTo? Acesse nosso conteúdo e veja as vantagens de qualificar os trabalhadores!

 

baixe catálogo e conheça os produtos Tagout

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.