Programa LoTo: veja as vantagens de qualificar seus funcionários

Programa LoTo: veja as vantagens de qualificar seus funcionários15
Jun
2021
compartilhe

Ter profissionais qualificados é de extrema importância tanto para a empresa que contrata quanto para o próprio colaborador e colegas de profissão. Além de trazer mais segurança para o ambiente de trabalho, capacitar os funcionários ajuda a melhorar a produtividade e a aperfeiçoar as competências de cada profissional.

No setor industrial, com as constantes atualizações das Normas Regulamentadoras e outras regulamentações, os funcionários devem sempre estar atualizados e aptos aos trabalhos do cotidiano. Para ajudar os gestores, a Tagout oferece o serviço de consultoria para Implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout). Confira abaixo como funciona o Programa LoTo e quais são suas vantagens.

 

Programa LoTo

Para garantir a praticidade e segurança dos bloqueios das fontes de energia das máquinas no ambiente industrial, o Programa LoTo oferece um treinamento completo, com os requisitos necessários para realizar uma manutenção com segurança. Lembrando que o PCEP é obrigatório para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.  Sua aplicação necessita de treinamento teórico e prático, a escolha correta e fácil acesso aos dispositivos de bloqueio, além de rigor e responsabilidade dos profissionais.

 

Veja como é feito o Programa LoTo:

1. Diagnóstico Inicial

Avaliamos o que já existe e alinhamos as expectativas do que será implantado:

• Procedimentos;

• Normas internas ou corporativas;

• Dispositivos de Bloqueio;

• Profissionais que realizarão os bloqueios.

 

2. Elaboração de procedimentos

a. Procedimento geral fundamentado nas normas NR10, NR12 e OSHA 29 (CFR1910.147) e customizado para atender as políticas internas da empresa.

b. Instrução de trabalho específica por máquina: elaboração de instruções visuais para fácil e rápida interpretação pelos profissionais que realizarão os bloqueios, onde são identificados todos os tipos de energia. No final elas são impressas e plastificadas para serem fixadas nas máquinas.

 

3. Treinamentos

Têm duração aproximada de 3 horas, com avaliação e emissão de certificado. Recomendamos a realização apenas quando todos os recursos de bloqueio das fontes de energias perigosas estiverem disponíveis para serem utilizados.

 

4. Auditorias periódicas

As auditorias internas são fundamentais para o sucesso da continuidade do Programa. Elaboramos o checklist e o cronograma com o objetivo de verificar se os procedimentos, instruções de trabalho e dispositivos estão adequados e sendo utilizados corretamente. Realizamos em conjunto as três primeiras auditorias presenciais, sendo uma por mês, durante os três primeiros meses após a implantação.

Agora que você já sabe como funciona a consultoria Tagout, confira abaixo as vantagens do Programa LoTo para sua empresa.

 

Profissionais mais capacitados e seguros de suas decisões

Principalmente no ambiente industrial, onde os erros podem ser muito graves, é essencial que os profissionais sejam constantemente treinados para saber lidar com os riscos e tomadas de decisões. Com o Programa de Controle de Energias Perigosas, seus funcionários terão todas as instruções necessárias para realizar manutenções seguras e de acordo com as Normas Regulamentadoras. Eles estarão aptos a visualizar os riscos e realizar os procedimentos de bloqueio e etiquetagem adequados.

 

Redução dos acidentes de trabalho

Uma das principais vantagens de implementar o Programa LoTo e qualificar os funcionários é reduzir os riscos do ambiente de trabalho e, consequentemente, diminuir a incidência de acidentes e doenças ocupacionais. Através dos treinamentos, os colaboradores adquirem mais familiaridade com os procedimentos de bloqueio e etiquetagem, garantindo manutenções seguras.

 

Aumento da produtividade

Os acidentes de trabalho causam paradas do maquinário. A redução dos acidentes de trabalho citada acima também é consequência direta para o aumento da produtividade.

Quanto mais capacitados e prontos para as tarefas do dia a dia, mais produtividade terá o ambiente de trabalho. Os profissionais não perderão tempo com dúvidas, consultas ou outras medidas que podem atrasar e colocar em risco a produção e os próprios colaboradores.

Lembre-se: de acordo com a NR-1, é obrigação do empregador apresentar os riscos e oferecer capacitação aos funcionários de acordo com a necessidade do ambiente de trabalho.
Para que os conceitos do Programa sejam disseminados mais rapidamente, também oferecemos treinamentos na técnica e metodologia Tagout para que empresas de consultoria em Segurança do Trabalho se tornem Autorizadas Tagout. Para saber mais, entre em contato e solicite mais informações.

 

Veja também nosso conteúdo sobre os tipos de energias perigosas que podem causar acidentes de trabalho!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.