Lockout Tagout: Bloqueio e Etiquetagem na Engenharia de Projetos e Manutenção

Lockout Tagout: Bloqueio e Etiquetagem na Engenharia de Projetos e Manutenção08
Jun
2020
compartilhe

O Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), é um programa dinâmico que deve ser sempre aplicado para garantir a praticidade e segurança dos bloqueios das fontes de energia das máquinas.

Sabemos que para executar atividades nas zonas de riscos das máquinas precisamos controlar as fontes de energias, ou seja: isolar e bloquear através de válvulas, disjuntores, chaves seccionadoras e outros que são chamados de Dispositivos de Isolamento de Energia (DIE).

Os DIE devem ser de acesso simples e facilmente bloqueáveis para a aplicação correta e segura de um sistema de bloqueio. Isso significa que é preciso criar sistemáticas para mantê-los em bom estado e garantir que as novas aquisições também sejam feitas seguindo o princípio de um bloqueio fácil e seguro.

Sendo assim, no check-list do plano de manutenção periódica deve contemplar a verificação e testes dos DIE para garantir que estejam sempre preparados para possibilitar o posicionamento e bloqueio na posição segura.  Por exemplo:

·       As manoplas e prolongadores de chaves seccionadoras e disjuntores devem estar sempre funcionando corretamente para garantir que na posição desligado cortem toda a energia elétrica e, além disso, que ao bloquear com cadeado, garanta o impedimento de reenergização acidental.

·       As manoplas, volantes e vedações das válvulas devem sempre estar em boas condições para garantir que na posição fechado cortem totalmente o fluxo evitando reacúmulo de pressão e, ao bloquear com cadeado, garanta o impedimento de liberação acidental de energia.

·       As válvulas de dreno ou alívio de pressão devem estar sempre em boas condições de funcionamento e desobstruídas para não criar uma falsa sensação de segurança para o usuário.

·       Os manômetros devem estar indicando corretamente para não confundir uma constatação de energia zero.

Do mesmo modo, os procedimentos para novos projetos devem tornar obrigatório a escolha de DIE que possuam recursos para bloqueio contra abertura ou reenergização acidental. Além disso, devem garantir que estejam posicionados em locais de acesso fácil e seguro para não criar riscos adicionais como: trabalho em altura, posturas não ergonômicas e até mesmo o risco de acessar o interior da máquina para fechar uma válvula ou o interior de um painel elétrico para desligar um disjuntor.

Uma ferramenta muito utilizada para criar estas sistemáticas de garantia do bloqueio Loto é o “Processo de Gerenciamento de Mudanças (M.O.C. - Management of Change)”, que pode estabelecer diretrizes para escolha correta de DIE que possuam recursos para impedir reenergização acidental e guiar para a necessidade de aquisição de novos Dispositivos Auxiliares de Bloqueio.

 O M.O.C. deve também estabelecer a obrigatoriedade de reciclagem do treinamento em PCEP em novas instalações ou mudanças significativas em máquinas, equipamentos e processos.

Outro ponto importante a ser considerado no PCEP é a Identificação dos DIE elétricos, assim como válvulas e tubulações de líquidos e gases, como: cores padronizadas conforme NBR 6493 e NR 26, válvulas com tag, adesivos com o sentido de fluxo, tipo do líquido ou gás e pressão máxima da linha.

O Programa LoTo é obrigatório na prevenção de acidentes. Sua utilização rotineira requer: treinamento teórico e prático, escolha correta e facilidade de acesso aos dispositivos de bloqueio, rigor e responsabilidade em não aceitar os riscos.

 

A Tagout

A Tagout é um fabricante 100% nacional de dispositivos de bloqueio, localizada no estado de São Paulo, fornecendo para todo Brasil. Garantimos que os Dispositivos de Bloqueio sejam utilizados de maneira segura e rotineira, garantindo assim o objetivo principal: prevenir acidentes.

Oferecemos serviços de consultorias de engenharia, auditorias e treinamentos para ajudar a implantar e manter de forma consistente o seu Programa LoTo.

Acesse nosso site e conheça todos produtos e serviços da Tagout. Você pode baixar as normas brasileiras e internacionais (em inglês e/ou português) relacionadas ao assunto Lockout / Tagout ou Bloqueio e Etiquetagem.

 

 

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.