pressione enter para pesquisar
acompanhe nossas
NOTÍCIAS
23Set

SEGURANÇA EM PONTES ROLANTES

Pontes Rolantes são equipamentos que despertam preocupação em relação à segurança, pois são responsáveis por um considerável número de acidentes de grandes proporções.

Com base nisso, decidimos falar um pouco sobre os cuidados necessários para o manuseio deste equipamento, de forma a prezar pela segurança do trabalhador.

Entenda a importância da NR-11 e OSHA 1910.179

No Brasil, a norma regulamentadora Nº 11 é responsável por garantir as medidas de segurança no que se refere ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. De maneira geral, ela estabelece os requisitos mínimos para a prevenção de acidentes.

Dentre os aspectos mínimos exigidos para os equipamentos, estão questões como: inspeção e manutenção, identificação de capacidade de carga, circulação de pessoas nas proximidades, treinamentos e capacitação para operação.

Já a norma americana, OSHA 1910.179 (Overhead and gantry cranes - Occupational Safety and Health Administration), descreve de forma detalhada as recomendações de segurança.

As pontes rolantes possuem dispositivos de segurança que evitam grandes acidentes e que devem ser mantidos, inspecionados e testados regularmente. Alguns exemplos de dispositivos que podemos citar são:

·       Chaves fim de curso dos movimentos de elevação

·       Translação, limitadores de carga

·       Botões de parada de emergência

·       Sinaleiros sonoros e visuais

·       Freios

·       Batentes

·       Amortecedores de impacto

A operação dessa máquina pode ocorrer de várias maneiras, dentre elas: automáticas, por cabine, pelo solo, por botoeiras pendentes com cabo ou controle remoto. Cada uma com suas particularidades de segurança.

Principais causas de acidentes e como prevenir

Existem diversos fatores que podem acarretar em acidentes, por isso, nutrir a mentalidade de prevenção é essencial. Podemos dizer que as causas mais comuns de acidentes nesse sentido são:

·       Quedas de Cargas

·       Quedas de componentes

·       Colisões entre equipamentos ou objetos

·       Falhas mecânicas

·       Sobrecargas

·       Choque elétrico por contato com os barramentos

·       Falta de Bloqueio e Etiquetagem (LoTo).

Para prevenção de acidentes devido à queda de cargas, além de uma inspeção e manutenção eficiente, devem-se estabelecer regras quanto à proibição de circulação de pessoas durante movimentação de cargas. É comum adotar como medida de segurança uma área com distância igual a 1,5 altura da parte superior da carga suspensa.

Outra medida importante na prevenção de acidentes é a realização do checklist pré-operacional. Alguns itens importantes desse checklist são:

·       Inspeção visual das estruturas e trilhos sem obstruções ou componentes soltos;

·       Teste da sirene e iluminação;

·       Estado geral e funcionamento dos comandos da botoeira;

·       Teste do botão de emergência;

·       Teste dos freios de todos os movimentos;

·       Inspeção visual dos cabos de aço e gancho;

·       Testes das chaves fim de curso de todos os movimentos;

·       Ruídos ou vibrações anormais.

Diante de qualquer irregularidade identificada durante o checklist a ponte rolante deve ser colocada fora de operação e identificada corretamente com a etiqueta de perigo “NÃO OPERE” até que seja devidamente reparada.

Uma opção de identificação de fora de operação é a utilização dos sacos de bloqueio da TAGOUT em conjunto com o cadeado e etiqueta de advertência envolvendo a botoeira de controle, conforme ilustrado na imagem:

 

Mas atenção! Esta opção é apenas para identificação da botoeira de operação sobre a proibição de operação. Ela não substitui o Bloqueio e Etiquetagem e Alívio das Fontes de Energia para a realização dos reparos.

Bloqueio e Etiquetagem

Um ponto muito importante em segurança de pontes rolantes é o bloqueio e etiquetagem (LoTo).

A falta de um procedimento LoTo adequado é uma das grandes causas de sérios acidentes, e até mesmo de fatalidades. Trabalhadores são eletrocutados, sofrem amputações e outras lesões graves quando os equipamentos são ligados inadvertidamente enquanto está se fazendo manutenções, reparos ou ajustes de componentes. Estes acidentes podem ser evitados implantando e usando um programa de controle de energias perigosas ou programa LoTo também oferecido pela TAGOUT.

Há uma grande diferença entre desligar e desenergizar um equipamento. Desligar apenas uma chave de comando ou um botão de emergência não é seguro, pois pode ocorrer uma falha interna no componente ou erros de ligações que podem fazer o equipamento funcionar novamente enquanto se realiza a manutenção.

O equipamento apenas bloqueado pode ainda não estar seguro, pois pode haver energias armazenadas. Em uma ponte rolante, no sistema de elevação, cargas suspensas ou até mesmo o próprio peso do gancho estão sujeitos à força de gravidade. Existem relatos de acidentes graves e até fatalidades durante a manutenção ou ajustes em freios do sistema de elevação, que ao soltar, o próprio sistema começa a girar devido aos componentes suspensos pelos cabos.

A norma americana OSHA 1910.179 (L) (2) (i) (a) - (e) estabelece precauções a serem tomadas antes de iniciar os serviços:

• Reparos em pontes rolantes devem ser feitos em posições com minima interferência com outras pontes e operações da área;

• Todos os controles devem ser colocados na posição desligado;

• A chave geral de alimentação elétrica deve ser desligada e bloqueada;

• Colocar sinalizações de Advertência na Ponte Rolante e no piso ou no gancho, bem visível do solo;

• No caso de várias pontes rolantes no mesmo trilho deve ser previsto meios para evitar interferências ou colisões.

A Tagout é uma empresa 100% Nacional e fabrica a linha completa de Dispositivos de Bloqueios e Sinalização para todos os tipos de fontes de energia e também fornece serviço de implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas, inclusive para pontes rolantes. Entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados