pressione enter para pesquisar
04Set

Como capacitar a equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem?

Muitas técnicas e medidas existem para que as atividades que envolvem o uso e o manuseio da energia elétrica sejam seguras. No entanto, essas ações não são eficazes sem o devido treinamento dos trabalhadores que irão atuar nesta frente. Por isso, é importante reforçar que somente profissionais autorizados e que estiverem capacitados poderão realizar trabalhos em instalações elétricas e nas suas proximidades. Os treinamentos e as melhores práticas devem estar sempre atualizados. Quem pode contar com uma equipe preocupada e engajada quando o assunto é segurança, já sai na frente!

O treinamento e a implantação dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem são fundamentais para que a sua indústria esteja adequada às normas NR-10 e NR-12, que tratam da segurança em instalações elétricas e da segurança em máquinas e equipamentos, respectivamente.

O fato de usar uma trava, um bloqueio do tipo cadeado, garras e outros dispositivos de bloqueio e etiquetagem na hora de atuar em uma atividade com eletricidade evita acidentes. Por isso, você precisa conhecer a consultoria de engenharia da Tagout em Implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), a fim de garantir a capacitação e, por consequência, maior segurança para a sua equipe.

Separamos os principais pontos para você. Confira!

Elaboração de procedimentos

O primeiro passo do programa é a elaboração do Procedimento de Bloqueio e Etiquetagem que servirá de base para todas as operações em máquinas e equipamentos. Este procedimento geral é fundamentado nas normas NR-10, NR-12 e OSHA 29 (CFR1910.147) e customizado para atender as políticas internas da empresa.

Caso seja necessário especificar mais detalhadamente as etapas de bloqueio em determinado equipamento, é possível elaborar uma Instrução de Trabalho mostrando detalhes de onde desligar e em quais situações. A Instrução é específica para cada máquina e contém instruções visuais para fácil e rápida interpretação pelos profissionais que realizarão os bloqueios, onde são identificados todos os tipos de energia. Essas orientações devem ser impressas e plastificadas para serem fixadas nas máquinas.

Em resumo, o Procedimento define um método, enquanto a Instrução de Trabalho define uma atividade, um padrão técnico. O procedimento geral servirá para todas as operações em máquinas e equipamentos. Os responsáveis pela avaliação de quais disjuntores, seccionadoras, válvulas ou demais itens serão desligadas e bloqueadas, deverá ser a equipe técnica. Para cada situação será exigida uma avaliação do técnico responsável.

Aqui vai um exemplo do passo a passo a ser seguido no Procedimento de Bloqueio e Etiquetagem:

1) Controle de documentos;

2) Controle de registros;

3) Controle de produtos não-conforme;

4) Ação corretiva;

5) Ação preventiva;

6) Auditoria interna.

Treinamentos

O treinamento da equipe é muito importante. Para isso, os trabalhadores deverão passar por um treinamento teórico e prático que garantirá o uso correto do procedimento e dos dispositivos de bloqueio. O programa Loto da Tagout inclui a capacitação dos técnicos com duração aproximada de três horas, com avaliação e emissão de certificado para os participantes. É importante que após o treinamento seja feita esta avaliação prática e teórica para verificar o nível de aprendizado dos participantes. Esta prova servirá como evidência da participação do técnico no treinamento e da sua efetividade, ou seja, houve aprendizado adequado para a execução da tarefa.

Caso não seja possível a participação de todos os técnicos da equipe, sugerimos que seja escolhido pelo menos um técnico por turno para serem os multiplicadores do treinamento. Os multiplicadores serão responsáveis por treinar novos técnicos, que por algum motivo não participaram do treinamento anterior. A atualização deste treinamento deve ser feita anualmente para que todos os técnicos tenham sempre os procedimentos bem claros em sua rotina.

Auditorias periódicas

Como parte da implantação do Loto, sugerimos que sejam realizadas auditorias internas periodicamente. Estas ações são fundamentais para o sucesso e continuidade do Programa. Para isso, a Tagout fornece um checklist e um cronograma completo com o objetivo de verificar se os procedimentos, instruções de trabalho e dispositivos estão adequados e sendo utilizados pela sua equipe corretamente.

Além disso, as três primeiras auditorias são acompanhadas presencialmente pela Tagout. Para isso, orienta-se que a primeira auditoria seja realizada durante os três primeiros meses após a implantação. Este passo é fundamental para verificar se os técnicos estão sendo capazes de realizar os bloqueios corretamente conforme o procedimento ensinado. Caso isso não ocorra, é preciso verificar qual o real motivo pelo qual não estejam fazendo. Entre as possibilidades para isso estão:

# 1 - Falta de treinamento; o técnico não passou pela capacitação;

# 2 - Dispositivos de bloqueio inadequados para realização do procedimento correto;

# 3 - Impedimento para desligar o equipamento devido a algum procedimento industrial.

A auditoria vai exatamente buscar estes pontos e entender o que está ocorrendo na prática e como os problemas podem ser resolvidos. Para cada problema resolvido, se corrige o procedimento e se treina novamente.

Tutoriais do Loto

Se você está interessado no tema, vai gostar de saber que a Tagout tem uma série de materiais que você pode consultar gratuitamente para saber mais sobre o Programa Loto. Dá uma olhada:

Para elaborar seu próprio Procedimento sugerimos considerar os questionamentos listados no nosso Ebook "Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem ou Lockout / Tagout (LOTO)", pois o mesmo deve ser elaborado de acordo com as características operacionais de cada empresa. 

Aqui você pode conferir  que diz a norma OSHA sobre o Loto.

Em nosso canal do Youtube você poderá conhecer os diversos tutoriais indispensáveis para implantação do Loto: Canal Youtube da Tagout!

Não deixe de conferir no nosso site tudo o que você precisa saber sobre o programa Loto.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados