pressione enter para pesquisar
11Jul

Bloqueio elétrico: conheça dispositivos indispensáveis para a segurança do trabalhador

Segurança em primeiro lugar! A rotina de operação ou de manutenção de uma indústria envolve riscos diários. Ainda mais quando exige o uso de energia elétrica para execução de uma atividade, o que ocorre frequentemente. É por isso que existe uma série de normas regulamentadoras para proteger o trabalhador de acidentes, como a NR-10, NR-12, NR-36 e OSHA (Occupational Safety and Health Administration, em inglês, órgão que regulamenta as relações de segurança e saúde no trabalho nos Estados Unidos).

O uso de dispositivos de segurança é fundamental em qualquer atividade industrial e é exigido por lei. Eles podem ser Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores em relação aos riscos coletivos, ou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que atuam de forma individual quando utilizados pelo trabalhador.

Nas atividades que envolvem energia elétrica, o uso de dispositivos de bloqueio e travamento para equipamentos e instalações (EPCs) são uma exigência. Alguns exemplos são os cadeados de bloqueio elétrico, as garras de bloqueio, os bloqueios de válvulas e os bloqueios elétricos para plugues e disjuntores. Eles "atuam" de maneira preventiva, visando a saúde e a segurança do trabalhador, uma vez que eliminam os riscos imediatos de ferimentos ou danos.

 

NR-10 e o bloqueio elétrico

Uma das NRs mais completas quando o tema é bloqueio elétrico é a NR-10. Esta norma descreve detalhadamente o passo a passo de como deve ser feita a desenergização e a reenergização de máquinas e equipamentos industriais, mantendo-se sempre a segurança das equipes.

Segundo a norma, para ser considerada desenergizada, a instalação elétrica deve passar pelos seguintes passos: seccionamento; impedimento de reenergização, constatação da ausência de tensão; instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos; proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada; e instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

 

Como realizar um bloqueio elétrico?

O impedimento de reenergização de uma máquina ou equipamento industrial pode ser feito por meio de dispositivos para bloqueio elétrico. Conheça alguns destes dispositivos produzidos pela Tagout:

Dispositivo de bloqueio disjuntor: confeccionado em material plástico nylon reforçado com fibra, na cor vermelha. Utiliza parafuso de aperto de manopla de 6mm que desliza em bucha de latão para maior resistência.

A guia plástica do parafuso pode ser utilizada dos dois lados. Dessa forma, tem a possibilidade de bloquear disjuntores de vários modelos e marcas diferentes. Possui sistema de retenção que se acopla à caixa moldada do disjuntor, evitando que o bloqueio seja removido.

Tamanho grande: para 480/600V. Bloqueia disjuntores com manopla até 65mm de largura e 25mm de espessura.

Tamanho médio: para 380/440V. Bloqueia disjuntores com manopla até 40mm de largura e 20mm de espessura.

Dispositivos de Bloqueio Universal para Disjuntores (DBU): é utilizado para bloquear disjuntores que atendem a norma DIN monopolar, bipolar e tripolar, NEMA e Disjuntor Caixa Moldada. Ele é composto por uma capa de plástico ABS vermelho, com base de nylon rígido preto, um parafuso de latão de fixação manual e um orifício para colocação do cadeado frontal ou lateralmente.

Dispositivos de Bloqueio para Disjuntor DIN (DBDD): pode ser usado como trava para disjuntores norma DIN monopolar, bipolar e tripolar. Para ser colocado deve-se desligar o disjuntor (modo off) e inserir o dispositivo no interruptor do disjuntor, juntamente com o cadeado e a etiqueta de bloqueio.

Bloqueio para plugue elétrico: pode ser utilizado para bloquear plugues e tomadas. Produto em plástico polipropileno de alta resistência na cor vermelha. Disponível no tamanho médio (indicado para uso em tomadas 220 V, 380 V ou 440 V de quaisquer formatos) e pequeno (indicado para uso em tomadas 110 V e 220 V de quaisquer formatos).

Saco de bloqueio de plugue: o saco para bloqueio de plugue pode ser utilizado para plugues, cilindros de gás e controles de ponte rolante. É confeccionado em nylon resistente, com cinta em ilhós e impressão de advertência. Esse dispositivo é muito prático e pode ser utilizado para travamento em diversas situações e equipamentos.

Fecho com lingueta de aço para instalação em portas de painéis elétricos: específico para painéis elétricos de pequeno porte com até 1,2m de altura, onde é usado apenas um fecho, conforme a norma NR-10. Pode ser travado com cadeado de haste até 6,5mm de espessura.

Se você se interessa em conhecer mais sobre os produtos da Tagout, acesse nossa página de produtos, aqui. Lá você vai encontrar vídeos explicativos para ajudar na escolha do produto ideal!

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados