Permissão de Trabalho (PT): o que é e como fazer?

Permissão de Trabalho (PT): o que é e como fazer?21
Jun
2018
compartilhe

Muito utilizada no ambiente industrial, a Permissão de Trabalho (PT) é um documento que contém as medidas necessárias para a realização de um trabalho seguro, além de instruções para situações de emergência ou resgate.

Neste artigo abordaremos as informações essenciais sobre este documento. Continue a leitura e confira: 

- O que é a Permissão de Trabalho (PT)?

- Como é feita a Permissão de Trabalho?

- Passo a passo para a produção de uma PT

- Conheça mais sobre a Tagout e nossas soluções

 

O que é a Permissão de Trabalho (PT)?

Presente em muitas normas regulamentadoras, a Permissão de Trabalho (PT) é um documento que serve para assegurar que as atividades (manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo ou inspeção) sejam feitas com segurança num ambiente industrial, evitando que acidentes de trabalho ocorram.

Assim, a PT tem por objetivo prever cada etapa de um serviço com riscos potenciais de acidentes a serem executados nas diversas áreas.

Como exemplo, a NR-33 que regulamenta a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, prevê como medida administrativa a adaptação, o preenchimento, o controle e o arquivamento das permissões de trabalhos nestas condições.

- Leia também: PGR: tire as suas dúvidas sobre o Programa de Gerenciamento de Risco

 

Como é feita a Permissão de Trabalho?

Trata-se de um documento redigido em duas vias (uma a ser entregue no local de trabalho e outra arquivada pela área de Segurança do Trabalho), que contém uma autorização para determinado trabalhador realizar uma atividade. Neste material estão contidas orientações formais sobre como desempenhar a atividade a fim de evitar acidentes.

A autorização é entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho. A permissão serve não apenas para a segurança do funcionário, mas também para esclarecer dúvidas possíveis sobre todas as etapas do trabalho.

 

Passo a passo para a produção de uma PT

 

1. Antes de iniciar o trabalho

– Visite o local do trabalho e anote todos lugares que possam oferecer algum risco;

– Preencha o formulário (Análise de Risco) ainda no local com a ajuda da equipe envolvida na atividade, para que sejam contemplados todos os detalhes. Descreva de maneira objetiva as etapas de trabalho, verificando os perigos e as medidas preventivas a serem executadas;

– Solicite as assinaturas dos participantes e supervisores no verso do formulário;

– Elabore a Permissão de Trabalho, adaptando o modelo de acordo com a atividade a ser executada.

- Leia também: Percepção de risco: o que é, importância e como desenvolver

 

2. No momento do trabalho

 – Certifique-se que o local de trabalho foi isolado e sinalizado (placas, alarmes, cartazes, etc);

– Siga atentamente todas as etapas estabelecidas na PT;

– Deixa a Permissão de Trabalho em um local visível para os supervisores;

– Realize a leitura em voz alta dos procedimentos, tire dúvidas que possam surgir e recolha a assinatura dos participantes. Verifique se foram atendidas todas as recomendações exigidas;

– Caso ocorra algo fora do previsto, todos devem parar o serviço e divulgar o ocorrido para toda a equipe, a fim de apresentar as falhas e as medidas preventivas para evitar a reincidência.

 

3. Após o trabalho

– Realize uma inspeção completa, retirando tudo o que pode ter restado do serviço (lixo, peças e estruturas soltas, materiais inflamáveis, ferramentas);

– O responsável pela atividade deverá devolver a ficha para arquivamento na área de Segurança do Trabalho.

 

Conheça mais sobre a Tagout e nossas soluções

Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar a sua opinião, envie um e-mail para [email protected]. Aguardo o seu contato!

A Tagout é uma empresa brasileira que se destaca em soluções de bloqueio e etiquetagem. Nossos produtos desempenham um papel crucial na prevenção de acidentes e na proteção de vidas em situações de emergência e controle de incêndios.

 

Sobre o autor: João Marcio Tosmann é formado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela PUC-RS, com pós-graduação em Administração Industrial pela USP e MBA em Marketing pela ESPM.

Possui experiência em projetos de manutenção industrial e logística em autopeças. Atuou como membro da diretoria do Complexo Industrial Automotivo General Motors (CIAG) e líder de projetos de novos veículos como Celta (General Motors) e EcoSport (Ford). Atualmente é diretor da Tagout, indústria de produtos de Bloqueio e Etiquetagem que oferece consultoria, treinamento e elaboração de procedimentos para implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP).

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.