Bloqueio e etiquetagem: entenda a importância de qualificar sua equipe

Bloqueio e etiquetagem: entenda a importância de qualificar sua equipe19
Jan
2021
compartilhe

A busca pela melhoria contínua está presente no dia a dia de qualquer empresa do setor industrial, onde os riscos são mais elevados. Reduzir a quantidade de acidentes, obter bons resultados e garantir a saúde e bem-estar da equipe é primordial, tanto na execução dos trabalhos internos quanto na entrega do produto. Para isso, contar com uma equipe qualificada é o primeiro passo para obter sucesso nas atividades realizadas.

Todos os colaboradores devem receber os treinamentos e orientações necessárias para realizar suas tarefas dentro do ambiente de trabalho. Quando o assunto é bloqueio e etiquetagem de máquinas e equipamentos para a realização de manutenções corretivas e preventivas, não seria diferente. O cuidado deve ser ainda mais intensificado, visto que qualquer erro pode causar danos sérios aos trabalhadores envolvidos.

Qualquer trabalho realizado em máquinas com fontes de energia deve, antes de tudo, ser seguro, levando em conta o processo de bloqueio e etiquetagem dos equipamentos que envolve o bloqueio de válvulas, de disjuntores, cadeados e outros dispositivos de isolamento de energia (DIE). Além disso, o trabalho deve ser sinalizado por meio de placas e etiquetas de identificação. Tudo isso para evitar acidentes de trabalho, garantindo a segurança de todos. Confira abaixo a importância de qualificar sua equipe para realizar o procedimento de lockout/Tagout!

 

É responsabilidade do empregador capacitar seus funcionários

Durante a pandemia, devido ao estado de calamidade pública e a necessidade de manter o distanciamento, a Medida Provisória 927, editada em março de 2020, suspendeu a obrigatoriedade dos treinamentos presenciais realizados pelas empresas. Entretanto, para os riscos mais elevados, como trabalhos realizados em altura, espaços confinados e operação de máquinas e equipamentos continuam sendo obrigatórios através da capacitação presencial ou EaD.

Além disso, de acordo com a NR-1, toda empresa tem a obrigação de apresentar os riscos existentes no ambiente de trabalho e quais são as medidas que devem ser aplicadas para evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Equipe qualificada ajuda na redução de acidentes de trabalho

Quanto mais qualificada a equipe estiver, mais consciência dos riscos presentes no ambiente de trabalho os colaboradores terão. Com isso, podem ajudar a criar um espaço mais seguro, minimizando as possíveis falhas, garantindo a excelência dos processos e, principalmente, reduzindo o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Melhora o aproveitamento da equipe

Com uma equipe qualificada, que sabe realmente quais são os riscos dentro do ambiente de trabalho e sabe aplicar adequadamente os treinamentos, a produtividade dos trabalhadores deve aumentar ainda mais, visto que as tarefas são feitas com mais qualidade.

Fica evidente os ganhos com a qualificação: redução dos custos e do tempo aplicado em cada tarefa, aumento da motivação, melhora dos processos, entre outros.

Conheça o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado de LoTo (Lockout/Tagout)!

 

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.