Riscos ocupacionais: saiba como identificar, classificar e evitar

Riscos ocupacionais: saiba como identificar, classificar e evitar01
Out
2020
compartilhe

Em um ambiente de trabalho, por mais seguro que seja, todos os colaboradores são submetidos aos riscos que estão presentes nas funções exercidas ou no ambiente que se encontram, principalmente na indústria, onde os perigos são maiores.

Diferente dos trabalhos exercidos em escritórios ou em casa, em que os riscos são chamados de riscos ergonômicos, na indústria são denominados riscos ocupacionais e entendem-se como possíveis acidentes que podem acontecer no ambiente de trabalho, como leves ferimentos, doenças físicas e psicológicas e até mesmo a morte.

Muitos desses riscos estão relacionados à altura, temperatura, ruídos, eletricidade e vapor e podem acontecer diante da forma como o colaborador trabalha, de acordo com o ambiente ou com o produto que maneja.

Para evitar que eles ocorram, existe uma série de normas a serem seguiras: as chamadas Normas Regulamentadoras. É necessário seguir de maneira eficiente todas as regras descritas para conseguir controlar todos os possíveis acidentes.

Além de seguir todas as Normas Regulamentadoras, a empresa e os colaboradores devem praticar uma cultura de segurança a fim de garantir ainda mais a segurança e saúde de todos os trabalhadores.

Saber identificar, classificar e evitar os riscos ocupacionais é uma dar formas de fazer presente tal cultura e garantir o bem-estar dos envolvidos. Confira!

 

Como identificar os riscos ocupacionais

Assim como já falado, os riscos ocupacionais são os possíveis acidentes que os trabalhadores estão sujeitos no ambiente de trabalho. De acordo com o Ministério do Trabalho, são classificados a partir de suas características: riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais. Além disso, podem ser divididos em três grupos: operacionais, comportamentais e ambientais (físicos, químicos ou biológicos, ergonômicos).

Dessa forma, qualquer risco dentro do ambiente de trabalho industrial é chamado de risco ocupacional.

 

Como classificar os riscos ocupacionais

Os riscos ocupacionais são classificados por cores, como forma de representação gráfica para garantir que os colaboradores entendam quais são os riscos presentes nos locais de trabalho. Essa associação dos riscos com as cores permite que as indústrias criem um mapa de riscos ocupacionais, ou seja, uma planta do local de trabalho com cada ambiente relacionado à cor ou às cores que representam os riscos do local. Entenda melhor abaixo.

Riscos físicos – cor verde

Riscos químicos – cor vermelha

Riscos biológicos – cor marrom

Riscos ergonômicos – cor amarela

Riscos de acidentes – cor azul

 

NR-12: evite os riscos ocupacionais

Dentre as Normas Regulamentadoras existentes, a NR-12 tem como objetivo definir as normas que garantem a saúde e integridade dos trabalhadores. Por isso, para evitar os riscos ocupacionais, segui-la é primordial. Confira seus princípios gerais!

 

12.1. Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR aprovadas pela Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, nas normas técnicas oficiais e, na ausência ou omissão destas, nas normas internacionais aplicáveis.

 

Lembre-se que o processo de bloqueio e etiquetagem faz parte do processo de evitar os riscos ocupacionais. Garanta a saúde dos colaboradores. Conheça nossos produtos!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.