pressione enter para pesquisar
11Mai

Coronavírus: cuidados com ergonomia e higienização

Com saúde e segurança não se brinca e, diante da disseminação do novo coronavírus, uma coisa é certa: os cuidados com a ergonomia e higienização devem ser ainda mais intensos. A mudança de hábitos deve ser adotada imediatamente, para que o contágio seja cada vez menor e a saúde do colaborador não seja afetada. Diante dessa situação, todo cuidado é pouco!

Devido à quarentena que os governos estaduais decretaram e à postura de várias empresas para conter a disseminação do coronavírus, o home office foi adotado em diversos segmentos para que os funcionários continuassem exercendo suas funções sem ter o contato com outras pessoas.

Mas você sabe quais cuidados devemos adotar para que o trabalho remoto seja exercido da maneira correta, sem atrapalhar a saúde? A saúde ocupacional do colaborador pode ser afetada de algumas recomendações não forem seguidas. Por isso, separamos algumas dicas para você cuidar da sua saúde e bem-estar.

 

Cuidados com a ergonomia

Trabalhar em casa pode parecer fácil, mas requer cuidados com a ergonomia, com as condições do ambiente e com os equipamentos de trabalho. Começando pelo espaço, deve-se escolher um ambiente tranquilo, para que a concentração não seja afetada e não haja interrupções, seja por outras pessoas ou ruídos. Se possível, escolha um local perto de uma janela, para que a luz natural entre e o ar circule.

Nada de trabalhar do sofá ou da cama. Isso pode afetar a sua coluna e causar muitas dores. Se possível, use uma cadeira confortável, com a lombar encostada e os pés apoiados no chão ou em um apoio. Além disso, a mesa de apoio também deve acomodar o computador numa altura boa para trabalhar, ou seja, que não force a nuca e o pescoço.

Lembre-se de fazer alongamentos e andar pela casa sempre que achar necessário, pois ficar muito tempo sentado pode ser prejudicial. E, claro, não esqueça de beber água. Manter-se hidratado ajuda na concentração, melhora a circulação sanguínea, regula a temperatura corporal e diminui o inchaço, além de ajudar em outros fatores.

Outra dica importante é: saiba separar o horário de trabalho do horário de descanso. Como o ambiente é o mesmo, pode ser que seja difícil fazer essa divisão. Mas ao criar uma rotina de horários, essa recomendação se torna mais fácil.

 

Cuidados com o uso de EPIs

Outro cuidado que devemos ter é com o uso e higienização dos EPIs. Os equipamentos de proteção individual, que já são muito utilizados dentro da indústria e de diversos outros setores, agora são materiais indispensáveis para sair de casa. Mas você sabe até que ponto eles são seguros?

A utilização e limpeza adequada desses equipamentos ajudam a evitar o contágio do coronavírus mas, por outro lado, se não higienizados corretamente, tornam-se sem utilidade. Por isso, a esterilização deve ser feita após cada uso.

Os materiais como capacete, óculos, luvas, mangotes, perneiras, protetores auditivos e calçados devem ser lavados com água e sabão e secar em local ventilado e sem exposição ao Sol. Mesmo que os uniformes não sejam EPIs, eles também devem ser higienizados corretamente. Por isso, lave-os após o uso e sempre separados das outras roupas.

 

Veja também todas as recomendações do Ministério da Saúde para se prevenir da COVID-19:

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.

- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Ao tocar esses pontos, lave sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.

- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.

- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência. 

*Informações oficiais do Ministério da Saúde.

 

Gostou do nosso conteúdo? Fique de olho e acompanhe as novidades! Confira também o que mudou nas NRs!

 

 

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 3500.8219

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade