Entenda os riscos do processo de manutenção nas indústrias de alimentos

Entenda os riscos do processo de manutenção nas indústrias de alimentos17
Fev
2021
compartilhe

Para manter um ambiente industrial livre de falhas e em perfeito funcionamento para atender a demanda de produtos, é indispensável que se faça manutenções preventivas e, caso necessário, manutenções corretivas. No setor da indústria de alimentos não é diferente, entretanto, o cuidado deve ser ainda maior, visto que qualquer falha pode afetar toda a produção alimentícia e causar grandes prejuízos.

Toda empresa de fabricação de alimentos deve contar com uma equipe especializada para atender a necessidade de manutenção das máquinas. Caso algum equipamento apresente falha, por exemplo, a manutenção deve, se possível, ser imediata para que não cause danos à linha de produção. Qualquer erro pode fazer com que o produto não seja finalizado e, com isso, não chegue aos distribuidores e ao público final.

Para que isso não aconteça, além da equipe especializada em manutenção na indústria de alimentos, o gerenciamento de risco deve ser aplicado para identificar, avaliar e monitorar qualquer risco existente dentro do ambiente de trabalho. Essa é uma forma eficaz de monitorar a indústria e prever a falha antes mesmo de acontecer.

Confira abaixo outras formas de manter o ambiente industrial em perfeito funcionamento.

 

Como evitar as falhas na indústria de alimentos

Uma das maneiras de evitar falhas no ambiente industrial como um todo, é a partir da limpeza e higienização de todas as máquinas e equipamentos que envolvem a produção. Além disso, todos os colaboradores devem ser capacitados para trabalharem no ambiente de produção alimentícia, já que qualquer deslize pode contaminar o lote e gerar sérios dados.

Estruturar todos os potenciais riscos de contaminação também é uma das formas de garantir a segurança dos processos. Dessa forma, é possível prever a falha e realizar a manutenção antes que aconteça.

 

O processo de manutenção

Assim como em qualquer setor industrial, a manutenção preventiva busca identificar qualquer falha na produção e antecipar a manutenção antes que o problema ocorra. Isso faz com que a equipe especializada consiga monitorar os riscos e impedir possíveis danos.

Já a manutenção corretiva, acontece após a identificação de um problema em qualquer máquina da linha de produção. Imediatamente os técnicos devem iniciar a manutenção para que o equipamento volte a funcionar normalmente e, assim, não afete os produtos em fabricação. Isso significa que ela só é colocada em prática quando a falha já ocorreu. Em alguns casos, a manutenção corretiva precisa ser planejada, ou seja, não é realizada no momento, visto que nem sempre a empresa está preparada com todas as peças e equipamentos para realizar a correção imediata.

 

Equipamentos de bloqueio e etiquetagem para manutenções

Utilizar corretamente os equipamentos de bloqueio e etiquetagem durante as manutenções é indispensável. Com a realização dos procedimentos adequados e de acordo com as Normas Regulamentadores previstas na legislação, todos os trabalhadores ficam em segurança, assim como os produtos alimentícios da produção.

Equipamentos como cadeados de bloqueio, bloqueio de botão, etiquetas de identificação, bloqueio de válvulas e outros, fazem a manutenção ser segura e eficiente.

Para a indústria de alimentos, os cadeados de bloqueio e travamento com corpo plástico e hastes de materiais variados (plástico, alumínio, aço inox e cromada) trazem ainda mais segurança para a sua operação.

Eles apresentam cilindro com 6 pinos de segurança e acompanham uma chave com capa da mesma cor do cadeado. São eletricamente isolados, extremamente leves e estão disponíveis em 6 cores. Além disso, possuem alta resistência a temperatura, corrosão e produtos químicos, sendo ideais para as manutenções de máquinas e equipamentos.

 

Antes de adquirir qualquer tipo cadeado, consulte o seu responsável técnico para escolher as melhores hastes que se encaixem na sua operação.

Quer saber mais sobre manutenção preventiva? Acesse nosso conteúdo!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.