Parada de manutenção preventiva: entenda a importância para a indústria

Parada de manutenção preventiva: entenda a importância para a indústria04
Nov
2020
compartilhe

Já parou para pensar o quão importante é a indústria para todos nós? Seja bens de consumo duráveis ou não duráveis, a indústria é responsável por produzir e fornecer todos os artigos que a população necessita, além, é claro, de fazer a economia do país girar.

Para que cada indivíduo consuma alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, utilize eletrodomésticos e eletroeletrônicos, é preciso que a indústria esteja em perfeito funcionamento e, para isso, é necessário que todos os seguimentos façam paradas de manutenção preventiva. Entenda melhor o assunto!

 

A importância das paradas de manutenção

As paradas de manutenção preventiva dos equipamentos são essenciais para as empresas manterem uma alta performance, custos competitivos e grande produtividade, tanto da parte dos colaboradores quanto das máquinas. Desta forma, é preciso que se tenha uma gestão das paradas de manutenção, com todo o controle necessário para gerenciar projetos, aplicar técnicas e utilizar as ferramentas certas.

De modo geral, as paradas de manutenção são eventos que acontecem anualmente e onde as indústrias param a produção de forma parcial ou total para poder realizar todas as manutenções necessárias. O principal objetivo dessas paradas é fazer com que os equipamentos exerçam suas funções normalmente, reduzindo e evitando as chances de que algo prejudique a produção.

A parada de manutenção preventiva é a mais conhecida, mas também existem outros tipos de manutenções, como as corretivas, preditivas, detectivas e até mesmo outros projetos que visam melhorias nos processos produtivos.

A manutenção das máquinas e equipamentos garantem qualidade, prazo de entrega estimado, custo certo e a disponibilidade dos produtos fabricados. Por outro lado, não podemos esquecer da segurança dentro da indústria quando os maquinários são reparados da maneira correta. A manutenção preventiva garante a segurança dos processos, dos colaboradores e, consequentemente, diminui os riscos e as incidências de acidentes.

 

Segurança dentro da indústria

Para que não seja necessário fazer paradas de emergência, que resultem em danos aos produtos ou à equipe, a manutenção preventiva é de extrema importância. Ela não só mantém a integridade das máquinas e equipamentos, como de toda a equipe, visando melhorar ainda mais os processos e resultados.

Assim como as auditorias periódicas, que criam um processo estruturado para obter informações e avaliar todos os processos e máquinas, a parada de manutenção também visa evitar falhas ou quebras no desempenho dos materiais utilizados. De maneira detalhada, os técnicos ou engenheiros elaboram planos de manutenção de acordo com todas as informações que obtém: dados do fabricante, modo de utilização, últimas manutenções, possíveis falhas e outros. Todas as informações colhidas são avaliadas e corrigidas para que o funcionamento, como um todo, seja efetivo e seguro.

Para garantir a segurança nas atividades industriais é preciso estar de acordo com todas as normas previstas na legislação e utilizar adequadamente os equipamentos de bloqueio e etiquetagem, que devem estar sempre presentes no dia a dia da indústria.

É preciso ter controle total e muito cuidado em instalações elétricas, mecânicas, hidráulicas, pneumáticas, químicas e térmicas. Com os dispositivos de bloqueio e etiquetagem, como cadeados de bloqueio, bloqueio de válvulas registros, caixas de bloqueio, etiquetas de identificação e outros, os funcionários conseguem realizar as paradas de manutenção da maneira adequada, sem correr risco ou oferecer risco a outras pessoas. Desta forma, todos os equipamentos que não podem ser operados são sinalizados e recebem o bloqueio adequado.

 

Para saber mais sobre bloqueio e etiquetagem, acesse nosso site e baixe o guia prático para o LOTO ideal!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.