Por que os Cadeados de Bloqueio e Travamento Industriais devem ter opções de Segredos Iguais, Segr

Por que os Cadeados de Bloqueio e Travamento Industriais devem ter opções de Segredos Iguais, Segr29
Mai
2017
compartilhe

Os procedimentos de Bloqueio e Etiquetagem tem como objetivo prevenir acidentes de trabalho durante os serviços de Manutenção em Máquinas e Equipamentos onde existem fontes de energias perigosas. Cada empresa deve ter seu próprio procedimento, e o sistema de Segredos Iguais, Segredos Diferentes e Chave Mestra dos Cadeados de Bloqueio Tagout ajuda a organizar melhor cada um desses procedimentos.

Por que existem diferentes Procedimentos de Bloqueio e Etiquetagem?

Considerando as variáveis abaixo, é muito importante que cada empresa possua seu próprio Procedimento de Bloqueio e Etiquetagem, adequado às suas próprias necessidades e características. Com o procedimento em mãos é possível neutralizar as fontes de energias perigosas, garantindo assim a integridade e segurança de seus colaboradores.

• Tamanho da empresa (longas distâncias entre equipamentos ou equipamentos próximos)

• Tipos de equipamentos (grandes linhas de produção integradas umas às outras ou pequenos equipamentos que trabalham de forma isolada)

• Grau de periculosidade (espaço confinado, risco de perda de membros, risco de explosão, entre outros)

• Número de funcionários

• Contratação de Mão de Obra terceirizada

• Diferentes turnos de trabalho

• Complexidade do organograma dos funcionários

• Grau de instrução dos profissionais

O sistema de Segredos Iguais, Segredos Diferentes e Chave Mestra dos Cadeados de Bloqueio Tagout ajudam as empresas a organizarem melhor os seus procedimentos.

As diferentes opções de Segredos Iguais, Segredos Diferentes e Chave Mestra são:

1. Cadeados plásticos coloridos Tagout com Segredos Diferentes: é o sistema mais comumente utilizado, em que cada chave abre apenas um Cadeado de Bloqueio Industrial, ou seja, o dono do cadeado pode ter certeza que outra chave não abrirá seu cadeado e assim fica mais tranquilo em suas atividades de manutenção. Os cadeados Tagout são produzidos com Segredos Diferentes especiais que não existem no mercado. Nossos cadeados possuem 6 pinos de segredo com várias alturas. São milhares de códigos diferentes garantindo que a chave de um cadeado não abrirá outro cadeado, diferente dos cadeados comuns de latão que são produzidos em massa e possuem um número de segredos de chaves limitados. Por conta disso, é muito comum conseguir abrir os cadeados comuns de latão com chaves de outros cadeados semelhantes.

2. Cadeados plásticos coloridos Tagout com Segredos Iguais: neste sistema todos os cadeados operam com um mesmo segredo de chaves, ou seja, Chaves Iguais entre si. Este sistema é muito utilizado em situações onde um funcionário possui mais de um Cadeado de Bloqueio Industrial.

a. Exemplo 1 - No dia a dia da manutenção, um eletricista pode usar mais de um Cadeado de Bloqueio Industrial por vez, ou seja, ele pode bloquear um determinado disjuntor para o serviço de um mecânico e ao mesmo tempo bloquear outro disjuntor para serviço em outra máquina. Neste caso, os Cadeados de Bloqueio do mesmo funcionário podem ter Chaves Iguais para facilitar seu uso, assim o funcionário vai ter somente uma chave que abre todos os seus cadeados. Os funcionários não vão poder abrir os cadeados uns dos outros, somente os seus próprios cadeados. Recomendamos que cada empresa verifique a necessidade de seus colaboradores, e que cada funcionário de manutenção tenha pelo menos 2 Cadeados de Travamento.

Cadeado de Bloqueio e Travamento Industrial com Segredos Iguais, Segredos Diferentes e Chave Mestra

b. Exemplo 2 – É comum produzirmos diversos grupos de cadeados, alguns com Chaves Iguais entre si, e outros com Chaves Diferentes entre si. Se uma empresa possui 3 eletricistas e 2 mecânicos, a Tagout pode produzir conjuntos de cadeados com chaves iguais por funcionário e chaves diferentes entre eles.

c. Exemplo 3 – Conforme a NR 10, é obrigatório que todos os painéis elétricos sejam trancados com Cadeados de Bloqueio, e que somente eletricistas capacitados, habilitados e autorizados tenham acesso à eles. Imagine uma empresa que possui 9 painéis elétricos, cada painel com um Cadeado. Teremos então 9 Chaves Diferentes. Os eletricistas teriam que selecionar as chaves cada vez que fossem abrir determinado painel, mas se todos estes cadeados tiverem Chaves Iguais, cada eletricista pode andar com apenas 1 chave e ter acesso a todos os painéis.

3. Cadeados plásticos coloridos Tagout com chaves mestras: é o sistema em que se pode ter grupos de Cadeados com Segredos Diferentes e Segredos Iguais entre si, e mesmo assim ter apenas uma chave que abrem todos os Cadeados de Travamento de todos esses grupos.

a. Exemplo 1 – Uma indústria possui 5 painéis elétricos de baixa tensão e uma cabine primária com 3 transformadores de alta para baixa tensão. Se considerarmos que os Cadeados que vão bloquear os Painéis Elétricos não podem ter o mesmo segredo dos Cadeados dos Transformadores; neste caso pode-se fazer 5 cadeados com chaves iguais entre si na cor vermelha para os painéis elétricos de baixa tensão e outros 3 cadeados amarelos com chaves iguais entre si para acesso aos transformadores. Os cadeados vermelhos não abrem os amarelos e vice-versa. Porém, é possível ter uma chave mestra que fique com o encarregado da elétrica e que abra tanto os cadeados vermelhos quanto os amarelos.

b. Exemplo 2 – Uma indústria possui 5 funcionários na manutenção, sendo 3 eletricistas e 2 mecânicos. Além disso, existe 1 funcionário terceirizado. Supondo que cada um desses funcionários tenha 2 Cadeados de Bloqueio; os eletricistas possuem cadeados na cor azul, os mecânicos na cor amarela e o terceirizado na cor vermelha. Cada profissional terá 2 cadeados com uma única chave que abre ambos, mas que não abrirá os Cadeados dos outros funcionários. Supondo que o gerente de manutenção ou o técnico de segurança do trabalho queira ter uma única chave que abra todos os cadeados independente das cores, podemos fazer uma Chave Mestra que abra todos os cadeados. Muita atenção neste caso, pois esta Chave Mestra só poderá ser usada em caso de condição excepcional, como quando um funcionário vai embora da empresa com sua chave e esquece o equipamento travado com seu cadeado.

Cadeado de Bloqueio e Travamento Industrial com Segredos Iguais, Segredos Diferentes e Chave Mestra

4. Cadeados plásticos coloridos Tagout com Chaves Gran Mestras: nesse sistema podemos ter grupos de cadeados com segredos iguais, grupos com segredos diferentes, grupos com chaves mestras, e ter apenas uma chave que abrem todos os cadeados de todos esses grupos.

a. Exemplo 1 – Uma indústria possui 2 fábricas em cidades diferentes. A Fábrica n°1 possui 3 eletricistas e 2 mecânicos. Sendo que cada eletricista possui 2 Cadeados Amarelos com chaves iguais entre si, e diferentes entre eles, e cada mecânico possui 2 Cadeados Azuis com chaves iguais entre si e diferentes entre eles. O encarregado da manutenção da Fábrica n°1 possui uma Chave Mestra que abre todos os cadeados da Fábrica n°1. Na Fábrica n°2 também são 3 eletricistas e 2 mecânicos. Sendo que cada eletricista possui 2 Cadeados Verdes com chaves iguais entre si e diferentes entre eles, e cada mecânico possui 2 Cadeados Vermelhos com chaves iguais entre si e diferentes entre eles. O encarregado da manutenção da Fábrica n°2 possui uma Chave Mestra que abre todos os cadeados da Fábrica n°2. Os cadeados da Fábrica n°1 e n°2 não abrem entre si. O Gerente de Manutenção responsável pelas duas fábricas possui uma Chave Gran Mestra que abre todos e quaisquer cadeados das duas fábricas.

Cadeado de Bloqueio e Travamento Industrial com Segredos Iguais, Segredos Diferentes e Chave Mestra

 

Baixe nosso ebook e saiba da personalizaçãode segredos de cadeados.

 

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.