pressione enter para pesquisar
21Out

NR-17: a importância da ergonomia no ambiente industrial

Seja qual for o serviço a ser realizado, ter o mínimo de conforto para executar as tarefas é essencial para manter o bom rendimento e bem-estar no ambiente de trabalho. E no meio industrial não seria diferente.

A ergonomia é primordial para que o trabalho atinja os níveis ideais de produtividade. Por isso, a NR-17 visa a estabelecer parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, sempre com o objetivo de proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho.

É a partir dessa Norma Regulamentadora que são estabelecidas as condições satisfatórias de conforto térmico, o sistema de iluminação dos ambientes, as adaptações necessárias de acordo com cada equipamento manipulado, além de várias outras questões.

Para você entender melhor, separamos alguns pontos importantes sobre a NR-17. Confira!

 

O que diz a NR-17?

Segundo a Norma Regulamentadora em questão, as condições de trabalho que devem ser observadas incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho. Além disso, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica de cada trabalho, da mesma forma que também é sua obrigação estabelecer as condições propícias aos funcionários.

De forma geral, a ergonomia tem o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais confortável, sem que o trabalhador precise exercer grandes esforços para realizar as tarefas diárias.

Também podemos dizer que, ao falar de um ambiente mais confortável, também estamos falando de um local de trabalho mais seguro, livre de riscos e, sem dúvidas, sem acidentes de trabalho.

Por isso, a NR-17 está diretamente ligada à diminuição dos riscos no ambiente fabril, evidenciando ainda mais sua importância.

 

Bem-estar, segurança e produtividade

Visto que o Brasil é um dos países com mais registos de acidentes de trabalho, aplicar corretamente todas as Normas Regulamentadoras, bem como capacitar todos os funcionários, é primordial.

Segundo dados sobre a saúde e segurança do trabalho, foram registrados em 2018 mais de 126,1 mil benefícios por afastamentos acidentários e mais de 1,5 milhões de afastamentos por doenças.

Com o elevado número de afastamentos, fica evidente a necessidade de um ambiente de trabalho ergonômico, que atenda todas as necessidades dos trabalhadores em relação à iluminação, mobília, ventilação, adaptações e outras questões, a produtividade dos funcionários será ainda maior.

Por outro lado, o empregador também estará livre de penalizações ou até mesmo multas por não estar de acordo com as normas estabelecidas pela legislação.

 

Principais vantagens da ergonomia

Dentre as vantagens de estar de acordo com a NR-17, podemos listar seis benefícios principais. Confira abaixo:

- Ajuda a reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;

- Contribui para um ambiente de trabalho mais organizado e saudável para o trabalhador;

- Diminui o número de afastamentos;

- Diminui os custos com indenizações por negligência do empregador;

- Contribui para a imagem da empresa, que passa a ser uma boa referência;

- Evita gastos com multas pelo não cumprimento das Normas Regulamentadoras.

 

Quer saber outras formas de evitar acidentes de trabalho? Acesse nosso conteúdo!

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 3500.8219

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade