Norma OSHA para Controle de Energias Perigosas

Norma OSHA para Controle de Energias Perigosas29
Mai
2015
compartilhe

A Osha, Occupational Safety and Health Administration, faz parte do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos e é um órgão do governo federal deste mesmo país. Sua função é garantir condições de trabalho seguras e saudáveis ​​para os homens e mulheres que trabalham através da criação e aplicação de normas, além de fornecer formação, sensibilização, educação e toda a assistência necessária.

A Norma OSHA se aplica a todas as empresas dos Estados Unidos, não sendo obrigatória em países como o Brasil. Entretanto, há diversas empresas multinacionais e outras empresas que buscam um alto padrão de Segurança e Saúde do trabalho que se utilizam da Norma OSHA em suas empresas. Ela se aplica às empresas onde os funcionários de manutenção ou operação de máquinas trabalham onde a energização inesperada ou a liberação de energia armazenada pode causar um acidente, e em todas as fontes de energia, incluindo, mas não se limitando a: energia mecânica, elétrica, hidráulica, pneumática, química e térmica.

Requisitos de Bloqueio e Etiquetagem Norma OSHA

Para saber quando a norma não é aplicável às atividades de manutenção realizadas em indústrias abrangidas pela parte 1910, faça o download da Norma OSHA no nosso site. O padrão da OSHA estabelece requisitos mínimos de desempenho para controlar as energias perigosas, e especifica que os empregadores devem estabelecer um programa de controle da energia para garantir que os funcionários possam isolar as máquinas de suas fontes de energia e torná-las inoperantes antes de quaisquer serviços. Dentro dos limites gerais da norma, os empregadores têm flexibilidade para desenvolver programas e procedimentos que atendem as necessidades de seus locais de trabalho individuais e os determinados tipos de máquinas estejam sendo mantidas ou atendidas.

O empregador deve fornecer treinamento antes de iniciar o serviço e atividades de manutenção, e deve assegurar que os funcionários compreenderam a finalidade, função e restrições do programa de controle da energia. É preciso fornecer também reciclagem para todos os funcionários autorizados e afetados sempre que houver uma alteração nas atribuições de trabalho, máquinas ou processos que apresentam um risco novo e procedimentos de controle da energia. A reciclagem também é necessária sempre que uma auditoria periódica revela necessidade, ou o empregador tenha razões para crer que existam deficiências no conhecimento ou no procedimento de controle da energia de um funcionário.

O programa de gerenciamento da segurança e saúde é um fator decisivo na redução da amplitude e da gravidade das lesões relacionadas ao trabalho e a doenças ocupacionais e seus respectivos custos. Um programa eficaz de segurança e saúde pode economizar tempo e dinheiro — cerca de R$ 12 para cada R$ 1 gasto com Segurança e Saúde — e aumentar a produtividade.

Para obter uma compreensão mais abrangente dos requisitos de controle de energia perigosa, empregadores e outras pessoas interessadas podem consultar o Programa para Controle de Energias Perigosas (PCEP) e outros materiais.

Para mais informações, dúvidas e consultoria entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3876-2186.  

Acesse o eBook clicando na imagem abaixo. Boa leitura!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.