Manutenção industrial: confira as principais tendências para 2022

Manutenção industrial: confira as principais tendências para 202228
Fev
2022
compartilhe

Ter um cronograma de manutenção industrial preventiva é fundamental para a competitividade do negócio, já que evita grandes paradas inesperadas que podem ter gastos elevados, perda na produção e até mesmo acidentes de trabalho.

Segundo pesquisa da Forrester, 47% dos produtores mundiais utilizam tecnologias de manutenção preditiva para reduzir os gastos. Assim, podemos dizer que a gestão da manutenção proporciona às empresas uma alta eficiência e produtividade, além de mais segurança para todos os envolvidos nos trabalhos fabris e redução dos custos.

Mas você sabe quais são as tendências e desafios de 2022? Confira abaixo!

 

Tecnologias com sensores

Mesmo que não seja algo novo, para 2022 haverá uma crescente de máquinas e equipamentos que utilizam sensores para que sejam controlados remotamente. Depois da pandemia da Covid-19, essa opção se tornou uma necessidade, já que diversas fábricas ficaram paradas e tiveram perdas significativas.

Os sensores permitirão que as máquinas forneçam informações sobre o processo, facilitem as manutenções preditivas e avisem os trabalhadores sobre possíveis falhas no equipamento por meio de calor, ruído, sinais de alerta, vibrações e outras formas.

 

Equipe cada vez mais capacitada

Equipes capacitadas conseguem atender ainda mais o objetivo das empresas, realizar as tarefas com eficiência, rapidez e segurança. Para isso, cada vez mais os gestores buscam por treinamentos, consultorias e outras formas de levar conhecimento e vivências aos colaboradores.

Para atender essa demanda, a A Tagout oferece serviço de consultoria para Implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também chamado LoTo (Lockout Tagout), que inclui: diagnóstico inicial, elaboração de procedimentos, treinamento e auditorias.

[Acesse e confira mais informações sobre o Programa LoTo]

 

Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)

A realidade aumentada e a realidade virtual também estão ganhando ainda mais espaço no ambiente industrial e nas manutenções. Com a AR é possível fazer imersões em ambientes de trabalho e exemplos de situações que podem acontecer no dia a dia industrial.

Além da parte técnica e teórica, os profissionais vivenciam experiências em modelos 3D, com ambientes realistas e seguros para realizar manutenções de máquinas, inspeção de equipamentos, além de outras possibilidades.

 

Internet das Coisas (IoT)

Outra tecnologia que está cada vez mais presente na indústria é a IoT, que ajuda a monitorar o desempenho das máquinas e equipamentos. A Internet das Coisas conecta os sistemas e dispositivos, possibilitando a troca de informações e a tomada de decisão mais assertiva.

Com ela é possível aumentar a performance da indústria, já que reúne informações essenciais para evitar riscos de panes e paradas inesperadas, além de reduzir os custos com atividades não programadas.

 

Quer ficar por dentro de temas da indústria? Acesse nosso blog e acompanhe nossos conteúdos!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.