pressione enter para pesquisar
13Mar

Como utilizar de maneira eficaz o bloqueio de válvula registro ou gaveta

Você sabe como realizar corretamente o bloqueio de válvula antes de realizar um procedimento rotineiro ou de manutenção? Saber como bloquear de maneira eficaz é muito importante para evitar acidentes e garantir a segurança de toda a equipe.

Um dos dispositivos utilizados para isso é o bloqueio de válvula registro, também conhecido como bloqueio de válvula gaveta. Trata-se de um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade industrial.

Esses dispositivos são instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção coletiva. Também têm o objetivo de proteger os trabalhadores, só que em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.   

 

O que diz a NR-10 sobre o bloqueio de válvulas

A Norma Regulamentadora 10 (NR-10) recomenda que todas as fontes de energia sejam desligadas e travadas de maneira a não permitir que sejam religadas acidentalmente ou intencionalmente sem as devidas autorizações e procedimentos de segurança cumpridos.

Para isso, são utilizados diferentes tipos de bloqueio, os quais garantem o seguro travamento do equipamento. Um deles é o bloqueio de válvula registro ou gaveta. O item 10.5. da norma descreve como deve ser feita a desenergização e a reenergização e, para ser considerada desenergizada, a instalação elétrica deve ser seccionada e nela inserida o dispositivo mais indicado para o impedimento de reenergização, como: bloqueio de válvulas, bloqueio elétrico, cadeados de bloqueio ou garras multiplicadoras de bloqueio.

A norma também aborda as responsabilidades e importância de os contratantes manterem os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados. Assim, é fundamental que a sua empresa invista em Segurança do Trabalho, por meio dos dispositivos de bloqueio e etiquetagem a fim de cumprir as exigências da NR-10 e garantir a segurança de seus colaboradores.

 

Como utilizar o bloqueio de válvula gaveta

A Tagout possui dispositivos de bloqueio de válvula registro (gaveta) nas medidas 10,5" a 13,5" (270 A 340 mm). O bloqueio de válvula gaveta é feito em plástico polipropileno na cor vermelha. O dispositivo vem acompanhado de um adesivo impresso a laser com secagem a raio UV.

Confira o passo a passo para o bloqueio de válvula gaveta:

1. Verifique a medida do diâmetro da manopla da válvula de registro.

2. Escolha o tamanho do bloqueio compatível.

3. Retire o pino de fechamento do dispositivo.

4. Abra o dispositivo de bloqueio e insira na manopla.

5. Insira o cadeado e etiqueta de bloqueio e a válvula ficará devidamente bloqueada e identificada.

Você também pode assistir ao vídeo com todo o procedimento clicando aqui!

 

Para tornar esse trabalho mais prático e rápido, a Tagout criou diferentes kits de bloqueio. A utilização dos nossos kits de bloqueio torna qualquer atendimento mais eficiente, pois já vêm com todo o material necessário para realização de quaisquer tipos de bloqueios.

Reunindo todo o equipamento necessário para travar os equipamentos, plugues de energia e disjuntores, além da devida identificação por meio das etiquetas de identificação, se têm uma maior organização, segurança e economia no tempo da manutenção, influenciando significativamente no desempenho das atividades na sua indústria.

Vem saber mais sobre o bloqueio de válvula registro da Tagout.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados