Caixa de bloqueio: entenda a função e importância desse equipamento

Caixa de bloqueio: entenda a função e importância desse equipamento08
Abr
2021
compartilhe

Manter uma rotina de trabalho segura dentro do ambiente industrial requer cuidados especiais e equipamentos que previnem os riscos existentes e, consequentemente, acidentes de trabalho. A caixa de bloqueio é um dos produtos de bloqueio e etiquetagem que fazem parte da rotina de manutenção das máquinas, ajudando os profissionais a exercerem seus trabalhos com total segurança.

As caixas de bloqueio em grupo são utilizadas em situações que envolvem vários trabalhadores que precisam bloquear as fontes de energia das máquinas para realizar manutenções ao mesmo tempo.

O eletricista deve bloquear o painel elétrico e colocar sua chave dentro da caixa de bloqueio em grupo e retirar somente após a finalização da manutenção. Todos os trabalhadores envolvidos devem fechar a caixa com seus cadeados e etiquetas, assim o dispositivo de energia não pode ser destravado antes que todos tenham terminado o trabalho. Somente após todos os trabalhadores retirarem seus cadeados, o eletricista pode pegar a chave dentro da caixa e retirar o seu cadeado do painel elétrico, religando a máquina.

 

Tipos de caixa de bloqueio

A Tagout conta com variados tipos de caixas de bloqueio: caixa de travamento plástica para 8 cadeados, podendo ser com ou sem alça, caixa de travamento para 13 cadeados e caixa de travamento para 26 cadeados.

Com a utilização desse tipo de equipamento de bloqueio e etiquetagem, é possível que vários profissionais realizem os trabalhos de manutenção das máquinas ao mesmo tempo, diminuindo o tempo de parada do equipamento e aumentando a produtividade da empresa.

É preciso evidenciar que apenas eletricistas capacitados com o curso de NR-10 podem realizar trabalhos em painéis elétricos, CCM’s e subestações. Sendo assim, para as manutenções, é necessário que um eletricista habilitado realize a função de desligar e ligar o equipamento antes e depois das operações, evitando ainda mais os riscos de acidentes, principalmente por descargas elétricas.

O eletricista deve avaliar o painel elétrico para fazer o desligamento do disjuntor da máquina que receberá a manutenção, realizar testes seguros para garantir que o equipamento esteja desligado e somente depois fazer o bloqueio do disjuntor com os produtos de bloqueio e etiquetagem. Após esses trabalhos, o eletricista pode pegar a chave do seu cadeado e colocar dentro da Caixa de Bloqueio em Grupo.

 

Caixas de bloqueio Tagout

A Tagout é um fabricante nacional de dispositivos de bloqueio e etiquetagem. Conta com uma grande linha de equipamentos para manter o seu negócio seguro. Conheça nossas caixas de bloqueio e travamento e outros produtos para uma manutenção segura!

Saiba também como capacitar sua equipe na execução dos procedimentos de bloqueio e etiquetagem e baixe agora mesmo o manual de auxílio na interpretação e aplicação da NR-10!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.