O que é e para que serve a Caixa de Bloqueio e Travamento em Grupo Tagout

O que é e para que serve a Caixa de Bloqueio e Travamento em Grupo Tagout14
Out
2015
compartilhe

Somente um eletricista habilitado e capacitado com o curso de NR10 válido pode intervir em painéis elétricos, CCM's e subestações. Desta forma, quando é necessário fazer a manutenção mecânica ou operacional (limpeza, lubrificação, ajustes) em um equipamento, o solicitante deve procurar um eletricista e solicitar que o mesmo desligue (seccione) a alimentação elétrica desse equipamento.

painel-eletrico-comando-montagem-soleira

Este eletricista identifica o painel elétrico, desliga o disjuntor referente ao equipamento que sofrerá a manutenção, instala o aterramento provisório e testa com multímetro para verificar se está mesmo desligado. Por fim, ele deve bloquear ou travar o disjuntor, a gaveta ou a porta do painel elétrico utilizando os Dispositivos de Bloqueio Tagout (cadeados plásticos especiais coloridos, dispositivo de bloqueio, cartão de bloqueio).

Depois disso o eletricista deve pegar a chave de seu cadeado e colocá-la dentro da Caixa de Bloqueio e Travamento em Grupo. Todas as pessoas que irão trabalhar no equipamento devem fechar a caixa com seus cadeados e suas etiquetas.

A caixa permanecerá fechada com a chave do eletricista dentro da mesma até que a manutenção seja concluída, e até que todos os técnicos que estão participando da manutenção retirem seus cadeados. Ao fim da manutenção o eletricista deve abrir a Caixa de Bloqueio e Travamento em Grupo para pegar a sua chave, ir até o painel elétrico, retirar seu cadeado, cartão e dispositivo de bloqueio, aterramento provisório e religar o equipamento.

Clique aqui para ir para a página do produto.

Para mais informações, dúvidas e consultoria entre em contato através do e-mail [email protected].

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.