Garras de bloqueio, bloqueio de válvula e bloqueio elétrico. Entenda como funcionam estes dispositivos de segurança

Garras de bloqueio, bloqueio de válvula e bloqueio elétrico. Entenda como funcionam estes dispositivos de segurança15
Abr
2019
compartilhe

Atuar em uma indústria, seja na rotina de operação ou na manutenção, pode expor trabalhadores a riscos diários. O trabalho de manutenção, por exemplo, é considerado um dos mais arriscados, principalmente quando envolve o uso de energia elétrica ou substâncias tóxicas, como gases.

Por isso, o uso de alguns dispositivos de segurança fazem parte do protocolo e é fundamental nessas atividades. Para isso, existem os dispositivos de bloqueio e travamento para equipamentos e instalações. Alguns exemplos são os cadeados, as garras de bloqueio, os bloqueios de válvulas e os bloqueios elétricos para plugues e disjuntores.

Segundo a OSHA (Occupational Safety and Health Administration), órgão que regulamenta as relações de segurança e saúde no trabalho nos Estados Unidos, os custos com acidentes decorrentes das atividades profissionais ultrapassam os US$ 170 bilhões de dólares e impactam diretamente os lucros das empresas americanas. No Brasil não é diferente: somente em 2016, acidentes com eletricidade causaram 599 mortes no país (dados do Procobre - Instituto Brasileiro do Cobre).

Assim, atuar sempre de maneira preventiva, visando a saúde e a segurança do trabalhador, eliminando os riscos imediatos de ferimentos ou danos é a melhor atitude sempre.

Explicamos a seguir a importância de alguns dispositivos de segurança e como funcionam para a prevenção de acidentes na indústria. Confira!

 

Bloqueio elétrico de disjuntores

Os dispositivos de bloqueio de plugues e disjuntores são parte do chamado LOTO (Lockout Tagout) que, assim como demais operações de bloqueio e travamento, têm como objetivo isolar e demarcar a área de manutenção para proteger os colaboradores.

Isso porque, em atividades de manutenção e conservação de equipamentos, é necessário ter atenção redobrada com energias perigosas ou religamentos inesperados, acidentais ou irregulares, responsáveis por grande parte dos ferimentos e acidentes de trabalho.

Segundo a NR-10, na impossibilidade de desenergização elétrica e da tensão de segurança, “devem ser utilizadas outras medidas de proteção coletiva, tais como: isolamento das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático”.

Assim, são diversos os equipamentos e soluções para esse tipo de operação:

Cadeados de bloqueio: servem para impedir o religamento mecânico e elétrico de máquinas, equipamentos ou painéis elétricos.  Eles devem estar acompanhados da sinalização de bloqueio adequada, como a etiqueta de bloqueio ou identificação contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável.

Bloqueio de plugue: contam com opções capazes de travar dispositivos de diferentes tamanhos e voltagens, bem como o comprimento dos fios. Outro produto do gênero também é capaz de travar plugues elétricos e pneumáticos.

Bloqueio de disjuntores: para esses itens podem ser encontrados bloqueio para disjuntores grandes e extragrandes, para aqueles de 480/600 volts em painéis elétricos, e também para os disjuntores compactos que não requerem o uso de ferramentas para sua instalação.

Para cada tipo de disjuntor, é recomendado um tipo de bloqueio. A Tagout oferece soluções para o bloqueio de disjuntores dos tipos DIN, NEMA, Motor e Caixa Moldada. Veja aqui!

Dispositivos de Bloqueio Universal para Disjuntores (DBU): é utilizado para bloquear disjuntores que atendem a norma DIN monopolar, bipolar e tripolar, NEMA e Disjuntor Caixa Moldada. Ele é composto por uma capa de plástico ABS vermelho, com base de nylon rígido preto, um parafuso de latão de fixação manual e um orifício para colocação do cadeado frontal ou lateralmente.

Dispositivos de Bloqueio para Disjuntor DIN (DBDD): pode ser usado como trava para disjuntores norma DIN monopolar, bipolar e tripolar. Para ser colocado deve-se desligar o disjuntor (modo off) e inserir o dispositivo no interruptor do disjuntor, juntamente com o cadeado e a etiqueta de bloqueio.

 

Bloqueio de válvula

As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem de determinada substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária. Já a válvula de isolamento é caracterizada por duas entradas e tem a função de isolar o sistema em um trecho específico. Quando um lado da válvula é vedado, o outro fica disponível.

Conheça os tipos mais usados para bloqueio de válvulas:

Válvula de bloqueio borboleta: conta com um disco de roda ao redor do eixo, paralelo ao fluido em sistema aberto e perpendicular ao fluido com sistema fechado. É eficiente para baixa pressão.

Válvula de bloqueio esfera: possui obturador esférico no corpo tubular. Bastante usada pela indústria naval. Tem passagem cilíndrica. Pode ficar na posição aberta ou fechada.

Válvula de bloqueio gaveta ou registro: possui pequena obstrução à passagem do fluido quando está completamente aberta. Tem sistema de vedação por obturador. São usadas em sistemas que não exigem abertura e fechamento a todo momento.

 

Garras de bloqueio  

As garras de bloqueio são ideais para o travamento de disjuntores em geral. Os seis furos da garra de bloqueio permitem que até seis profissionais bloqueiem uma única fonte de energia. A garra é feita de material rígido, resistente à alta temperatura e não condutor elétrico.

A utilização do mesmo bloqueio por mais de um técnico assegura que a máquina ou equipamento permaneça bloqueado até que todos os envolvidos na manutenção ou inspeção tenham concluído as suas atividades. Para isso, cada funcionário de manutenção coloca o seu cadeado e sua etiqueta de identificação em um dos seis furos da garra de bloqueio. O equipamento só é liberado depois que todos os envolvidos tenham concluído e retirado seus respectivos cadeados e etiquetas, aumentando a segurança e eficácia do processo de bloqueio.

Conheça os nossos dispositivos de bloqueio e etiquetagem que podem contribuir ainda mais com a segurança do trabalhador e prevenção de acidentes na sua empresa clicando aqui!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.