Entenda o que é análise e apreciação de risco para NR-12

Entenda o que é análise e apreciação de risco para NR-1220
Jan
2020
compartilhe

Você já ouviu falar na análise e apreciação de riscos de uma máquina ou equipamento? Trata-se de um importante requisito para as indústrias garantirem a segurança dos trabalhadores. É uma forma de diagnosticar perigos que afetem a segurança dos profissionais que atuam na manipulação, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte de máquinas e equipamentos.

A análise e apreciação de riscos está prevista na NR-12 e também na norma técnica NBR ISO 12100:2013, que trata da apreciação de riscos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essa norma foi elaborada para auxiliar projetistas, fabricantes e usuários a interpretarem as exigências essenciais de segurança de máquinas. Seus princípios são baseados no conhecimento e experiência de projetos, uso, incidentes, acidentes e riscos associados à operação de diversos tipos de máquinas.

A apreciação de riscos é uma etapa importante no processo de segurança de equipamentos utilizados nas atividades industriais. Essa análise deve ser mantida atualizada e, para isso, é elaborado um documento que identifica quais são os perigos que cada máquina pode oferecer a um trabalhador em cada fase de sua vida útil.

Nesse sentido, é fundamental que seja realizada a avaliação minuciosa e individualizada de cada equipamento que tenha apresentado alguma não conformidade no diagnóstico de segurança.

 

Análise, avaliação e apreciação de riscos

A diferença é bem sutil, mas é importante que sejam compreendidos os pontos que distinguem a análise, a avaliação e a apreciação de riscos.

 

1. Análise de risco

É a especificação dos limites da máquina, identificação de perigos existentes e a estimativa dos riscos associados. O relatório pode indicar que a máquina representa um risco desprezível, baixo, alto, muito alto ou inaceitável.

Isso é importante para que a segurança do trabalho seja preservada, evitando que o profissional coloque sua vida em risco por falta de cuidados. Assim, num primeiro momento, identificam-se os perigos para que depois seja feita a avaliação de quais deles apresentam riscos na operação, manutenção e etc.

 

2. Avaliação do risco

A partir da análise de risco é realizada a avaliação dos riscos identificados. Essa etapa avalia se um determinado risco é considerado aceitável, para então determinar qual será a ordem de prioridade para tratá-los e mitigá-los. 

Nesse caso, são levados em consideração qual é a probabilidade de ocorrer um ferimento ou acidente, e qual é a consequência (grau de severidade) dessa possível situação.

 

3. Apreciação de riscos

É o processo completo que compreende a análise e a avaliação de risco. Esta etapa pode apresentar uma variedade de formas, incluindo também desenhos técnicos, diagramas, fotos, imagens de vídeo.

 

O que deve ser feito diante dos riscos diagnosticados?

A partir da avaliação dos riscos, a empresa deverá solicitar à área responsável ou consultoria externa um projeto de segurança que apresente soluções técnicas para a redução desses riscos potenciais para cada máquina e equipamento que oferece perigo aos trabalhadores.

O projeto deverá definir as proteções necessárias e os dispositivos de segurança que devam ser instalados a fim de garantir a segurança das equipes. As medidas devem ajudar na maior redução de risco possível, de acordo com quatro fatores: a segurança da máquina durante todas as fases do seu ciclo de vida; a capacidade da máquina de executar suas funções; a operacionalidade da máquina; e os custos de fabricação, operação e desmontagem da máquina.

O relatório é uma obrigação legal e está previsto na NR-12. Essa avaliação tem importância fundamental na etapa anterior a adequação de determinada máquina, uma vez que identifica os riscos a serem eliminados e evita gastos com a instalação de proteções e travamentos desnecessários.

Assim, ao final, a apreciação de riscos deve conter:

1) Determinação dos limites da máquina, considerando seu uso devido, bem como quaisquer formas de mau uso razoavelmente previsíveis;

2) Identificação dos perigos e das situações perigosas associadas;

3) Estimativa do risco para cada perigo ou situação perigosa;

4) Avaliação do risco e tomada de decisão quanto à necessidade de redução de riscos;

5) Eliminação ou redução do risco associado ao perigo por meio de medidas de proteção.

 

Veja as normas vigentes

Abaixo estão as normas técnicas vigentes para boas práticas de apreciação de riscos:

 

a. ABNT NBR ISO 12100:2013

Segurança de máquinas — Princípios gerais de projeto - Apreciação e redução de riscos

 

b. ABNT ISO/TR 14121-2:2018

Segurança de máquinas - Apreciação e riscos

Parte 2: Guia prático e exemplos de métodos

 

c. ABNT NBR 14153:2013

Segurança de Máquinas

Partes de sistemas de comando relacionados à segurança – Princípios gerais para o projeto

 

d. ABNT NBR ISO 13849-1:2019

Partes de sistemas de comando relacionados à segurança

Parte 1: Princípios gerais para o projeto

 

e. ABNT NBR ISO 13849-2:2019

Partes de sistemas de comando relacionados à segurança

Parte 2: Validação

 

É fundamental que todos os profissionais levem a sério o processo de apreciação de risco para garantir a segurança de suas equipes. Esse diagnóstico é fundamental na preservação de vidas, contribuindo ativamente na prevenção de acidentes e fatalidades no ambiente de trabalho. 

Mais do que isso, processos de segurança documentados e realizados da forma apropriada impactam positivamente na produtividade da sua operação. Sem contar que essas boas práticas também são essenciais para evitar multas, sanções ou até o embargo de atividades no caso de auditorias. 

 

Conte com a TAGOUT para a Apreciação de Riscos NR-12

A TAGOUT desenvolveu uma abordagem otimizada para inspeções em campo focadas na apreciação de risco em trabalhos com máquinas e equipamentos. Reduzimos o tempo necessário para a avaliação e minimizamos custos, sem promoter a qualidade e a profundidade da análise. 

Nossa metodologia é baseada em normas internacionais e nacionais, como ABNT NBR ISO 12100, ABNT NBR ISO/TR 14121 e o método HRN. Atendemos integralmente à NR-12, e consideramos regulamentações adicionais, como requisitos da ANVISA ou outras diretrizes de setores diversos.  

Evite penalidades e prejuízos! Cadastre-se e saiba mais sobre a Apreciação de Risco NR-12 para máquinas e equipamentos da TAGOUT.

 

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.