Entenda as diferenças entre os disjuntores DIN e NEMA

 Entenda as diferenças entre os disjuntores DIN e NEMA07
Nov
2022
compartilhe

O disjuntor é um dispositivo que serve para proteger instalações elétricas contra sobrecargas, curtos-circuitos e falta de fase. São como “chaves” de ligar e desligar o padrão de energia. Para isso, controlam a corrente elétrica e interrompem a sua circulação quando há picos de energia - desarmando o sistema. Isso evita que uma máquina ou equipamento queime ou provoque incêndios.

No mercado existem diversos tipos de disjuntores, desde os utilizados nas residências até os que controlam a energia elétrica de unidades industriais, com circuitos de alta tensão.

Os disjuntores comuns utilizam tecnologia térmica ou termomagnética. Enquanto o disjuntor térmico é acionado apenas quando detecta uma temperatura acima do normal, o disjuntor termomagnético conta, além da proteção térmica, com a proteção magnética - uma resposta mais rápida para a fuga de corrente elétrica.

Os mais comumente encontrados são o DIN e o NEMA, que são usados em baixa tensão. Entenda a seguir como funcionam e como fazer o bloqueio de cada um deles adequadamente.

Como funciona um disjuntor NEMA?

O disjuntor NEMA é um modelo que está há mais tempo no mercado e o mais comum de se encontrar em instalações elétricas de residências e prédios comerciais.

É um disjuntor do tipo térmico, que desarma quando a corrente elétrica que percorre o fio se dissipa, provocando calor acima do valor nominal do aparelho, ou seja, acima da corrente estimada para o circuito elétrico.

Por isso, ao selecionar um disjuntor, é preciso que o mínimo valor nominal do disjuntor seja superior ao da corrente. Para uma corrente de 8 amperes, por exemplo, o disjuntor deve ter 10 amperes.

Os disjuntores NEMA são fabricados segundo a norma RTQ contida na portaria do INMETRO 243.

Outras características do disjuntor NEMA:

-       Capacidade de interrupção de curto-circuito: um disjuntor de 25A NEMA possui uma capacidade de interrupção aproximadamente de 3kA.

-       Característica do disparo magnético: disparo sensível. A destrava depende da grandeza da corrente de curto-circuito. A proteção é por apenas um elemento bimetal e seu disparador não é bobinado.

-       Elementos de fixação: os pinos que fazem a ligação do circuito elétrico externo (bornes) são com parafusos tipo olhal e isso pode causar soltura do cabo ao longo do tempo.

-       Elemento de extinção: possui apenas uma chapa dobrada.

-       Características dos contatos: material sintetizado.

-       A caixa é sempre preta e feita de resina sintética resistente ao calor e quimicamente estável.

Como funciona um disjuntor DIN?

O disjuntor DIN é considerado mais moderno porque é do tipo termomagnético. Isto é, possui um sensor magnético que permite o disparo antes do fio elétrico esquentar. Assim, o DIN conta com a mesma tecnologia térmica do NEMA e com a magnética.

Isso é importante porque, além de produzir calor, a corrente também produz o campo magnético. Quanto maior a corrente, maior será o campo magnético, que é identificado no disjuntor pela bobina, responsável por interromper a passagem de corrente antes mesmo que o fio esquente.

Por isso, a capacidade de interrupção do disjuntor DIN é maior que a do NEMA. Ele é capaz de identificar curtos-circuitos de correntes muito maiores, o que garante mais segurança para as instalações elétricas

Outras características do disjuntor DIN:

-       Capacidade de interrupção de curto-circuito: um disjuntor de 25 amperes DIN, tem a capacidade de interrupção de cerca de 4,5 KVA.

-       Característica do disparador magnético: é de disparo independente. O limiar ocorre com um múltiplo de corrente nominal. Isso quer dizer que independentemente do valor da corrente vai possuir sempre dois tipos de atuação, um contra curto-circuito (bobina) e outro contra sobrecarga (bimetal).

-       Elemento de fixação: possui terminal do tipo braçadeira com ranhuras, que evita a desconexão do cabo.

-       Elemento de extinção: uma câmera de extinção equipada com alertas múltiplos.

-       Características de contato: revestidos de prata, tendo maior resistência térmica e elétrica.

-       Os disjuntores DIN são sempre de cor branca. Já a caixa é feita de poliéster ou ureia formaldeído.

DIN X NEMA

Com as informações detalhadas sobre cada um dos disjuntores pode-se concluir que a capacidade de interrupção do NEMA é menor se comparada a do disjuntor DIN. Isso significa que o NEMA só consegue identificar correntes até um certo valor durante um curto-circuito.

Além disso, o DIN possui uma resposta mais rápida e eficiente em comparação aos disjuntores NEMA. Embora ambos atendam às normas técnicas internacionais, o disjuntor DIN está mais adequado à norma brasileira.

Como bloquear os disjuntores DIN e NEMA?

Para cada tipo de disjuntor, é recomendado um tipo de bloqueio. A Tagout oferece soluções para o bloqueio de disjuntores dos tipos DIN e NEMA. Independentemente do tipo de disjuntor a ser bloqueado, o importante é que os técnicos envolvidos na manutenção dos dispositivos tenham conhecimento e segurança para cumprir as normas.

Conheça as nossas soluções:

 Dispositivos de Bloqueio Universal Plástico para Disjuntores (DBUP)

O Dispositivo de Bloqueio Plástico Universal para Disjuntores (DBUP) é utilizado para bloquear disjuntores que atendem a norma DIN monopolar, bipolar e tripolar e NEMA, além do Disjuntor Caixa Moldada. Ele é composto por uma capa de plástico ABS vermelho, com base de nylon rígido preto, um parafuso de latão de fixação manual e um orifício para colocação do cadeado frontal ou lateralmente.

Pode ser aplicado no disjuntor facilmente de acordo com a NR-10. Para isso, basta colocar o disjuntor em modo off, colocar o DBUP na manopla e, com a chave de fenda, apertar o parafuso até fixar bem. Para complementar, deve-se colocar o cadeado de bloqueio e a etiqueta de identificação.

Dispositivos de Bloqueio para Disjuntor DIN (DBDD)

O Dispositivo de Bloqueio para Disjuntor Norma DIN (DBDD) pode ser usado como trava para disjuntores DIN monopolar, bipolar e tripolar. Para ser colocado deve-se desligar o disjuntor (modo off) e inserir o dispositivo no interruptor do disjuntor, juntamente com o cadeado e a etiqueta de bloqueio.

Para saber mais detalhes sobre os produtos indicados, acesse aqui nosso e-book. Se precisar de mais informações sobre bloqueio e etiquetagem, fale com a nossa equipe, aqui!

 

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.