pressione enter para pesquisar
06Jul

Entenda a importância do bloqueio de disjuntores

O uso de dispositivos de bloqueio e etiquetagem dentro do ambiente industrial é indispensável, assim como os equipamentos de proteção individual e proteção coletiva. A segurança dos colaboradores deve estar sempre em primeiro lugar, evitando os perigos presentes na indústria. Seja no dia a dia com a rotina de operação das máquinas ou nas paradas de manutenção, todos devem seguir as normas regulamentadoras que protegem os trabalhadores de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Por isso, quando falamos em bloqueio de disjuntores, não podemos deixar de citar a NR-10, a norma que diz respeito à segurança em instalações e serviços que envolvem eletricidade. Essa norma estabelece todos os requisitos e condições mínimas que devem ser tomados para evitar acidentes de trabalho, como a forma correta de desenergizar e reenergizar máquinas, como sinalizar o local e outros.

O disjuntor é um dos dispositivos que devem receber o bloqueio elétrico adequado para evitar acidentes. Ele tem como função controlar a corrente elétrica e interromper sua circulação, com o desarme do disjuntor, em casos de pico de energia, evitando que máquinas sofram danos, queimem ou até mesmo causem incêndios.

 

Bloqueio de disjuntor

O dispositivo de bloqueio para disjuntor pode ser usado como trava para disjuntores norma DIN monopolar, bipolar, tripolar, NEMA e Disjuntor Caixa Moldada. Para ser colocado deve-se desligar o disjuntor (modo off) e inserir o dispositivo no interruptor do disjuntor, junto com o cadeado e a etiqueta de bloqueio.

O cadeado de bloqueio, por sua vez, deve sinalizar para impedir que outra pessoa ligue a máquina ou painel elétrico no momento da manutenção, garantindo a segurança do técnico que está realizando o trabalho. Para trazer mais segurança ainda, o correto é utilizar cadeados de bloqueio com corpo plástico, uma vez que não são condutores de eletricidade. Esse equipamento de segurança pode ser aberto somente com a chave que permanece com o trabalhador que está realizando a manutenção, impedindo possíveis erros.

Junto ao cadeado de bloqueio, deve-se utilizar a etiqueta de bloqueio adequada, com todas as informações referentes à manutenção, como horário, data, motivo e nome do responsável, garantindo a segurança de todos.

Outro equipamento de bloqueio e etiquetagem que deve ser utilizado no bloqueio de disjuntores, é a garra de bloqueio. Ela permite que vários técnicos utilizem o mesmo bloqueio para realizar a manutenção, cada um com o seu cadeado e etiqueta. Deste modo, apenas quando o último profissional terminar o trabalho, a máquina poderá ser ligada novamente.

 

Segurança na indústria

De acordo com a NR-10, todas as fontes de energia devem ser desligaras e travadas da maneira correta para que não sejam acionadas acidentalmente durante a manutenção. Por isso, é indispensável a utilização dos equipamentos de bloqueio e etiquetagem.

O bloqueio adequado permite que os outros profissionais presentes saibam da manutenção que está sendo feita e sigam todas as medidas de segurança necessárias, evitando acidentes.

 

Kit de bloqueio

A Tagout, empresa especializada em bloqueio e etiquetagem, desenvolveu kits de bloqueio com todos os equipamentos necessários para realizar o procedimento correto, podendo expandir para até três operadores. Eles possuem cadeado de bloqueio, garra plástica com 6 furos, etiqueta de identificação e dispositivo de bloqueio universal. Além disso, os kits podem ser modificados de acordo com a necessidade de sua empresa.

Esses equipamentos de bloqueio tornam os procedimentos industriais seguros e aptos para receberem a manutenção adequada. Não podemos brincar quando o assunto é segurança!

 

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar! Acesse e aprenda a fazer um bloqueio eficaz!

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados