Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia

Conheça as diferenças entre as válvulas de isolamento de energia11
Ago
2020
compartilhe

Quando o assunto é segurança, existem diversos equipamentos que são utilizados para evitar acidentes e proteger todos os colaboradores que estão envolvidos.

Além dos EPIs (equipamento de proteção individual) existem os EPCs (equipamento de proteção coletiva), no qual se encaixam a categoria dos produtos de bloqueio e etiquetagem que diminuem os riscos operacionais e, consequentemente, garantem a segurança dos trabalhadores.

As válvulas de isolamento de energia fazem parte desses materiais indispensáveis que servem para a manutenção correta dos equipamentos, também para minimizar acidentes em determinados trabalhos. Elas são os dispositivos destinados a estabelecer, controlar e interromper o fluxo em uma tubulação, sendo um dispositivo bastante importante nos sistemas de transporte de fluídos e gases. Mas você sabe qual é a diferença entre os diversos tipos de válvulas?

 

Tipos de Válvulas

As válvulas, além de serem utilizadas para controlar, fechar ou liberar o fluxo de substâncias, normalmente líquidos e gases, têm a importante função de Isolamento de Energia, sendo denominadas Dispositivos de Isolamento de Energia. Os Dispositivos de Bloqueio Tagout podem ser utilizados para bloquear a maior parte dos diferentes tipos de válvulas, como as válvulas de esfera, válvulas de registro (gaveta) e válvulas borboleta disponíveis no mercado e utilizadas frequentemente em controles operacionais e durante as manutenções das máquinas e equipamentos.

O kit de bloqueio de válvula Tagout vem com todos os componentes necessários para que um profissional efetue o bloqueio e travamento dos diversos tipos de válvulas citadas acima. Além disso, o kit permite expandir para até 6 operadores, bastando acrescentar cadeados e etiquetas. Confira abaixo as características de cada válvula!

A Tagout possui diversos tipos de dispositivos de bloqueio e travamento para válvulas. Isso porque alguns profissionais que executam os bloqueios se adaptam melhor com um ou outro tipo de dispositivo.

Portanto, você encontrará em nosso catálogo várias possibilidades para bloquear um mesmo tipo de válvula. Ex.: para bloqueio de válvulas esferas a Tagout possui 3 alternativas diferentes de dispositivos. Bloqueio em aço, bloqueio em plástico e bloqueio multiuso com cabo de aço e prensa cabo.

 

1.     Válvula esfera

A válvula esfera possui esse nome devido seu obturador ser em forma esférica vazada onde o fluido passa quando está totalmente aberta e alinhada à tubulação. Quando fechada, seu furo fica perpendicular ao sentido do fluxo, bloqueando a passagem.

É a melhor opção quando precisa de um bloqueio ou uma abertura rápida, devido sua agilidade de operação. Possui uma ótima estanqueidade, mesmo em alta pressão e possui uma perda de cargas praticamente desprezível. Não recomendada para serviços de regulagem de fluxo, devido à forma esférica de seu obturador.

São fabricadas conforme a especificação BS 5351 e testadas de acordo com a BS 6755/API 598 A construção é do tipo passagem total ou reduzida. As válvulas podem ser operadas manualmente por alavanca ou por sistemas automáticos de acionamento remoto pneumático, hidráulico ou elétrico.

 

2.     Válvula de registro ou gaveta

Esse tipo de válvula é muito utilizado em trabalhos industriais que não são abertos e fechados com frequência. Ela possui sistema de vedação por obturador e pequena obstrução da passagem das substâncias utilizadas quando está aberta por completo.

Na indústria, dentre as válvulas manuais de bloqueio, a de gaveta é a mais utilizada. Quando totalmente aberta, sua obstrução à passagem do fluxo é mínima. Sendo assim mais simples e eficaz.

São muito comuns na indústria uso em gases. Tanto em tubulações como em cilindros.

Pelo seu manuseio ser mais lento, comparada às demais válvulas, são empregadas em processos onde o processo de abertura e fechamento não são frequentes ou quando se deseja regular o fluxo.

 

3.     Válvula borboleta

Por sua vez, a válvula borboleta é utilizada especialmente para gases e líquidos em baixa pressão, pois possui baixa queda de pressão, baixo custo e ação rápida. Consiste em um anel do mesmo diâmetro da tubulação, com um disco que gira dentro do anel em torno de um eixo, abrindo ou obstruindo a passagem do fluido.

Muitas válvulas tipo borboleta têm um mecanismo do atuador para segurar a válvula na posição desejada. Quando o fluido é corrosivo ou erosivo, o corpo e disco podem ser revestidos com materiais mais resistentes. Em bitolas pequenas, o mais comum é com alavanca, em bitolas maiores, a válvula é fornecida com volante e caixa de engrenagem, pode ser, também, com acionamento automático por sistema hidráulico ou elétrico.

 

4.     Válvula globo

 

Normalmente as válvulas globo são empregadas onde é necessário realizar operações frequentes de abertura e fechamento, como também controles de vazão na graduação. Caracterizadas pela forma globosa do corpo, são válvulas manuais mais apropriadas e muito utilizadas no controle do fluxo quando é necessária a regulagem da vazão ou da pressão de um fluido. Utilizadas em vapor, gases, ar, petróleo, água e gás natural em condição de alta ou baixa pressão.

Permitem um controle mais eficiente do fluido. Sofrem desgastes mínimos com a erosão, tanto na sede como no obturador. Elas oferecem elevada perda de carga devido à mudança brusca de direção imposta ao fluido.

 

5.     Válvula agulha

A válvula agulha apresenta funcionamento parecido com a válvula globo. É muito utilizada em linhas de vapor e pode ser vedada com um plug agulha.

 

Equipamentos de bloqueio e etiquetagem é aqui na Tagout. Acesse nosso site e conheça nossos bloqueios de válvulas! E não deixe de acompanhar nossos conteúdos. Entenda por que utilizar equipamentos de bloqueio e etiquetagem!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.