Confira a importância da SST para a prevenção de acidentes de trabalho

A Saúde e Segurança do Trabalho, também chamada de SST, está cada vez mais presente no ambiente industrial com o principal objetivo de garantir o bem-estar dos funcionários e, consequentemente, diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para as empresas, é essencial implementar medidas de segurança para todos os trabalhadores e assegurar melhorias nos processos. Por isso, a SST estabelece uma série de normas e procedimentos obrigatórios para garantir, como o próprio nome diz, a saúde e segurança dos trabalhadores e da empresa como um todo.

 

Afinal, o que é SST?

A SST é um programa institucional que as empresas devem seguir para manter a segurança dos trabalhadores. Ela é formada por Normas Regulamentadoras (NRs), Instruções de Trabalho (ITs) e outros procedimentos que ajudam a eliminar os riscos presentes no ambiente de trabalho.

O órgão responsável por regulamentar a Saúde e Segurança do Trabalho é o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho (DSST), o qual tem a função de inspecionar as condições de trabalho e incentivar políticas públicas que garantam a integridade dos trabalhadores.

Segundo a Constituição Federal, reduzir os riscos no ambiente de trabalho por meio de normas de saúde e segurança é o início para garantir o bem-estar do trabalhador. E, além de diminuir os riscos, a SST também ajuda a diminuir os prejuízos das empresas e garantir o cumprimento da lei.

 

A importância da SST para os trabalhadores e empregadores

Segundo a Previdência Social, em 2018 o Brasil registrou 576.951 acidentes de trabalho com carteira registrada, ou seja, de trabalhadores assegurados pelo Regime Geral de Previdência Social. Entretanto, de acordo com um estudo realizado pela Fundacentro, se fossem contabilizados os acidentes de trabalho que envolvem trabalhadores informais e autônomos, esse número poderia ser até sete vezes maior.

A SST prevê que as Normas Regulamentadoras sejam seguidas pelas empresas e funcionários, regulamentando o uso dos equipamentos, as medidas de segurança e programas internos para assegurar a saúde dos trabalhadores.

Com a SST dentro das empresas, é possível criar ambientes seguros, diminuindo os acidentes e doenças ocupacionais. Por meio de reuniões com temas voltados à segurança, planejamento, organização das demandas, avaliações dos riscos, cumprimento das políticas da empresa e outras regras, os trabalhadores ficam cada vez mais seguros.

Para isso, também existem profissionais especializados em segurança e saúde do trabalhador que podem fazer parte do quadro de funcionários ou serem terceirizados para desenvolver e implantar todos os procedimentos necessários para o cumprimento das NRs. Eles, junto com a empresa, diminuem os riscos existentes no ambiente de trabalho, garantindo o bem-estar dos funcionários e reduzindo os gastos com afastamentos e indenizações.

 

Medidas de segurança

Algumas das medidas de segurança estipuladas pela SST são:

- Disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC);

- Capacitar e fornecer equipamentos de bloqueio e etiquetagem para trabalhos que envolvem energias perigosas;

- Fazer análise detalhada dos riscos presentes no ambiente de trabalho;

- Verificar se os equipamentos estão aptos para uso;

- Fornecer capacitação e treinamentos para os funcionários;

- Não utilizar equipamentos que coloquem a segurança em risco;

- Criar um documento com dicas de segurança.

 

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