pressione enter para pesquisar
12Mar

Tire todas as suas dúvidas sobre os Cadeados de Bloqueio Tagout

Os Cadeados de Bloqueio com corpo plástico Tagout possuem a combinação perfeita entre tecnologia e praticidade de uso.

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre os Cadeados de Bloqueio Tagout e os Cadeados de Latão comuns?

O corpo dos Cadeados de Latão, até mesmo quando possuem capa plástica, conduzem eletricidade, aumentando a chance de Acidentes de Trabalho. Já o corpo plástico dos Cadeados de Bloqueio não conduz energia elétrica, e o cilindro de chave única evita que a eletricidade seja conduzida da haste a chave no momento em que ela é inserida.

As hastes e o corpo dos Cadeados de Latão podem soltar faíscas em contato com outros materiais. Por essa razão não podem ser utilizados em áreas classificadas (espaço confinado NR-33). O Cadeado de Bloqueio com Haste Plástica é ideal para bloqueios em áreas classificadas. A haste plástica não solta faíscas e aumenta a segurança dos técnicos envolvidos.

Os Cadeados de Latão possuem de 4 a 5 pinos de segurança e poucas alturas, o que resulta em poucos códigos de chaves diferentes, enquanto que os Cadeados de Bloqueio possuem 6 pinos de segurança e diversas alturas, gerando a combinação de milhares de códigos diferentes. Dessa forma é quase impossível achar um cadeado que abra o outro.

Por que os cadeados Tagout são coloridos?

Eles são coloridos para facilitar a identificação visual. Muitas empresas usam cores diferentes para departamentos ou equipes diferentes. Exemplo: a equipe de manutenção elétrica pode usar a cor vermelha, a equipe de manutenção mecânica pode usar a cor azul, a equipe terceirizada pode usar a cor amarela, a equipe operacional pode usar a cor verde e assim por diante. O objetivo é identificar qual equipe está fazendo a intervenção no equipamento apenas olhando a cor do cadeado.

Por que o cadeado Tagout retém a chave quando está aberto?

Esta característica é importante para que os funcionários não deixem os cadeados pendurados nos painéis sem fechá-los. Alguns técnicos esquecem suas chaves ou perdem e acabam não executando corretamente o Procedimento de Bloqueio. Como a chave não sai do cadeado enquanto ele estiver aberto, o técnico terá que fechá-lo de qualquer forma.

É obrigatório trancar os painéis elétricos?

Sim. A Norma Regulamentadora NR 10 exige que todos os painéis elétricos de uma fábrica sejam trancados e que somente técnicos eletricistas capacitados e autorizados tenham acesso aos mesmos.

Quais são os riscos que a empresa corre em não trancar os painéis elétricos?

O principal risco é que algum funcionário sem qualificação técnica abra o painel por algum motivo e sofra um acidente elétrico. Sabemos que em algumas empresas funcionários não autorizados usam painéis elétricos como armário para guardar objetos pessoais. Travar os painéis com cadeados especiais evita acidentes deste tipo.

Veja abaixo as principais características do produto. 

O corpo do cadeado é produzido em resina plástica ABS com pigmentação colorida. O ABS é isolante elétrico e perfeito para a utilização em painéis elétricos. Possuem alta resistência à temperatura, corrosão e produtos químicos. São compactos e leves, permitindo fácil manuseio. As hastes podem ser plásticas (isolante elétrica) ou aço inox 304. Em ambos os casos o corpo do cadeado é isolado eletricamente, pois a chave e o tambor (onde entra a chave) são isolados da haste por material plástico.

O tambor da chave é montado com seis pinos de segredo e possui a característica de reter a chave enquanto a haste do cadeado estiver aberta. Esta característica garante que ao retirar a chave, tem-se certeza de que o mesmo está travado, não permitindo que o operador esqueça-se de fechá-lo.

Os cadeados podem ser personalizados com logo da empresa, mensagens de advertência, numeração especial para controle dos cadeados, nome dos departamentos, plantas e equipamentos envolvidos na manutenção para maior organização, e outras informações da sua preferência.

As chaves dos cadeados possuem revestimento em resina plástica ABS na mesma cor do corpo, isolando eletricamente a chave.

Os pinos e contra pinos de montagem do tambor são confeccionados em latão e as molas em aço inox, garantindo a não oxidação (ferrugem). As esferas que travam a haste são confeccionadas em resina plástica nos cadeados com haste plástica e aço inox nos cadeados de haste de aço, garantindo a não oxidação (ferrugem).

Os cadeados Tagout atendem as Normas Regulamentadoras NR 10, NR 12, NR 33.

Acesse o eBook clicando na imagem abaixo e conheça também sobre a personalização de cadeado de bloqueio . Boa leitura!

Para mais informações, dúvidas e consultoria entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3876-2186.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados