pressione enter para pesquisar
19Jun

Bloqueio e Travamento para Controle de Energias Perigosas

Os procedimentos de Bloqueio e Etiquetagem são indispensáveis para um funcionamento seguro do processo produtivo nas indústrias.

Além da segurança, o sistema de Bloqueio e Etiquetagem quando aplicado corretamente oferece uma redução significativa de custos e tempo, além da melhoria na dinâmica dos processos de manutenção.

Certos tipos de manutenção exigem responsabilidade, necessitam ser monitoradas de perto e exigem uma atenção especial do executor, pois qualquer falha pode gerar prejuízos na produção, gastos indesejados com seguros, reparos ou substituição de equipamentos, além de colocar em risco a vida dos empregados.

É necessário garantir que o equipamento em manutenção não seja utilizado até o bloqueio ser retirado, assim é possível evitar acidentes durante a rotina de trabalho, proteger os funcionários e equipamentos e garantir a produtividade e a manutenção efetiva.

A TAGOUT possui uma linha de produtos completa para serem utilizados nas mais diversas situações de controle de energias. Para impedir a energização indesejada deve-se utilizar travas para disjuntores, seccionadoras, comutadoras. Há também dispositivos de bloqueio para válvulas esferas, válvulas borboletas e válvulas registro de diversos tamanhos. Todos os bloqueios devem ser sinalizados com o uso de cartões ou etiquetas de bloqueio com o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável.

palestra2

Em situações de manutenção com grande número de funcionários recomenda-se utilizar as Caixas de Bloqueio ou Travamento, e existem ainda as Garras Plásticas e Garras Metálicas multiplicadoras que permitem até 6 técnicos utilizarem o mesmo bloqueio.

É fundamental que as empresas tenham procedimentos claros de como usar os dispositivos de bloqueio, onde usar, quando usar, quem deve usar, e ainda que todos os funcionários recebam treinamento adequado. Para garantir que os procedimentos de bloqueio e travamento sejam eficazes, é necessário fazer inspeções periódicas para verificar a continuidade do trabalho e também fazer uma reciclagem do treinamento com os funcionários sempre que haja necessidade.

Clique aqui para fazer o download do eBook "Como elaborar um procedimento de Bloqueio e Etiquetagem" desenvolvido pela Tagout.

Pesquise entre as soluções de Bloqueio e Etiquetagem Tagout oferecidas para encontrar a melhor opção para a sua empresa.

Para mais informações, dúvidas e consultoria entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3876-2186.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados