pressione enter para pesquisar
04Set

Retorno ao trabalho: utilize placas de sinalização como prevenção da COVID-19

Com a flexibilização do comércio e restaurantes e o retorno gradual do trabalho presencial, os pequenos, médios e grandes negócios tiveram que se adaptar ao plano de retomada do setor que se encaixam. Adotar medidas preventivas da Covid-19 é essencial para que todas as empresas estejam aptas à retomada, garantindo o bem-estar e segurança dos empregados, fornecedores, clientes e todos os envolvidos.

Para que isso aconteça, usar máscara, disponibilizar álcool gel para todos, manter o distanciamento e utilizar materiais de sinalização da Covid-19 são medidas que devem ser tomadas imediatamente.

O Governo do Estado de São Paulo criou um protocolo sanitário intersetorial, que prevê as medidas que devem ser adotadas por todos os setores. O documento é dividido nas seguintes dimensões: distanciamento social, higiene pessoal, limpeza e higienização de ambientes, comunicação e monitoramento das condições de saúde.

Dentro da dimensão chamada de comunicação, o recomendado é que todos os ambientes tenham materiais de sinalização da Covid-19 com as principais medidas ou distribuam folders digitais. Confira abaixo todas as diretrizes para comunicação:

Ainda nesse protocolo, dentro de distanciamento social, o recomendado é que, sempre que possível sinalizar preferencialmente no chão ou em local visível a posição em que as pessoas devem aguardar na fila, respeitando o distanciamento mínimo.

Além do protocolo sanitário intersetorial, o Governo do Estado de São Paulo também criou protocolos complementares de diretrizes para redução de contágio, focados em alguns setores econômicos. Basta acessar e baixar o material do setor que se encontra o seu negócio.

 

Indicadores para definir a classificação da fase de cada região

Para classificar em qual fase uma região está, são utilizados cinco indicadores: taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19, leitos de UTI para Covid-19 por 100 mil habitantes, número de novos casos nos últimos 7 dias comparado aos números de novos casos nos 7 dias anteriores, número de novas internações nos últimos 7 dias comparado ao número de novas internações nos 7 dias anteriores e, por último, número de óbitos por Covid-19 nos últimos 7 dias comparado ao número de óbitos por Covid-19 nos 7 dias anteriores.

Apesar de apresentar cinco indicadores, que são divididos por critério de capacidade do Sistema de Saúde e evolução da epidemia, apenas o indicador do número de novas internações semanais por coronavírus comparado ao período anterior pode impedir o avanço de uma fase para outra. Para ir da fase amarela para a fase verde, por exemplo, o número de novos casos nos últimos sete dias dividido pelo número de novos casos dos sete dias anteriores deve ser igual ou inferior a um.

 

Recomendações do Ministério da Saúde de prevenção à Covid-19

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc.), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.

- Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas.

- Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

- Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

- Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência.

- Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.

- Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos. Busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

- Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais) não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

 

Agora que você já sabe todas as recomendações para o seu setor, confira nossos materiais de sinalização da Covid-19 e baixe o banner gratuito com medidas preventivas! Disponibilize o banner em diversas áreas de sua empresa e ajude a combater o coronavírus.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 3500.8219

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados. Política de privacidade