pressione enter para pesquisar
22Fev

Para que servem as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias?

Pode parecer um pouco clichê, mas quem avisa amigo é. Sinalizar é uma das formas utilizadas no ambiente industrial para chamar a atenção dos trabalhadores e que mais têm impacto na prevenção de acidentes. Basicamente, servem para avisar sobre um potencial risco para a segurança do trabalhador. Por isso, entender a sinalização é muito importante!

A implantação de etiquetas e placas de sinalização no ambiente industrial é uma obrigação do empregador e está prevista em diversas normas regulamentadoras (NR-4, NR-10, NR-12 e NR-33). Estes dispositivos são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) instalados e utilizados no ambiente de trabalho para a proteção dos colaboradores em relação aos riscos coletivos existentes nos processos industriais.

A vantagem do equipamento de proteção coletiva é que não depende da atitude do funcionário para que seja eficaz, sendo a medida de proteção coletiva prioridade em qualquer empresa.

Explicamos para que servem e como funcionam as etiquetas e placas de sinalização nas indústrias. Leia agora!

 

Importância da sinalização de segurança

A sinalização de segurança pode ter três funções diferentes:

Sinalização de orientação: facilita a movimentação do trabalhador no ambiente industrial, indicando a rota de fuga e o mapa de riscos. Assim, traz informações importantes para situações de emergência. 

Sinalização de segurança: alerta ao trabalhador sobre situações perigosas, atitudes indevidas no ambiente de trabalho, orienta sobre os equipamentos de proteção necessários para evitar acidentes em determinada atividade.

Sinalização de emergência: servem para orientar os funcionários em situações de emergência. Indicam as ações que devem ser feitas caso ocorram eventos não programados e que possam expor as equipes à acidentes.

Alguns exemplos de sinalização de segurança são os pictogramas com rota de fuga, placas de identificação de extintor de incêndio, placas indicando proibido fumar e outras.

 

Placas de sinalização

As placas de sinalização servem para alertar os funcionários sobre como evitar os riscos no ambiente de trabalho, orientar sobre a forma segura de operação dos equipamentos e máquinas e etc.

Para chamar a atenção, devem estar afixadas em local de destaque, ter indicação cores e figuras geométrica e até  bordas zebradas.  O importante é chamar atenção e alertar quanto aos riscos existentes no ambiente. Assim, são responsáveis pelo deslocamento dos trabalhadores no espaço de trabalho, tornando possível a tomada de decisão segura.

 

Conheça alguns exemplos:

Placas de aviso: servem para reforçar regras de segurança e procedimentos no ambiente de trabalho. Podem conter texto, cores e símbolos gráficos para facilitar na compreensão da mensagem pelos trabalhadores.

Placas de atenção: têm o objetivo de alertar os trabalhadores sobre uma situação de risco, orientando sobre condutas corretas ou procedimentos, sobre o isolamento de áreas e exigindo o uso de determinados tipos de EPIs. Podem conter texto, cores e símbolos gráficos.

Placas de perigo: são utilizadas para alertar sobre riscos de ferimentos graves ou de morte.

Placas fotoluminescentes: podem ser vistas no escuro e indicam rotas de fuga (como "saída de emergência"), botões de emergência ou a localização de equipamentos de combate a incêndio.

 

Etiquetas de sinalização

Alguns procedimentos são necessários para reduzir os riscos de acidentes em determinadas atividades industriais. Na tarefa de manutenção de máquinas e equipamentos, por exemplo, alguns cuidados preventivos são fundamentais, como a colocação de uma etiqueta de sinalização.

Além de bloquear os dispositivos de energia (por meio de cadeados ou garras de bloqueio) a fim de impedir a reenergização durante o processo de manutenção, o operador precisa sinalizar que a máquina está em manutenção. É aí que entram as etiquetas de sinalização, que servem para avisar sobre a inspeção do equipamento e trazem informações como horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção, o nome do responsável e alerta do bloqueio.


Não deixe de conhecer as opções de etiquetas e placas de sinalização industrial da Tagout! Clique Aqui.

compartilhe:
Receba nosso informativo
cadastre-se e receba em seu e-mail nossas notícias
cadastrar
+55 19 3500.8210
+55 19 98971.0324
+55 19 99345.1934

Rua José Gallo, 258
Vista Alegre – Vinhedo/SP - Brasil
CEP: 13285-332
© TAGOUT 2017 - Todos os direitos reservados