Conheça os principais dispositivos de bloqueio e etiquetagem para o LoTo ideal

Conheça os principais dispositivos de bloqueio e etiquetagem para o LoTo ideal24
Ago
2022
compartilhe

O procedimento de Lockout Tagout (LoTo) é de extrema importância para a indústria. Através dele é possível realizar manutenções e inspeções seguras em instalações elétricas ou serviços que fazem uso de energias perigosas.

Para realizar o Programa de Controle de Energias Perigosas (PCEP), também conhecido por Lockout Tagout, é preciso isolar e controlar as fontes de energia com o travamento feito por dispositivos de bloqueio e identificar as ações com as etiquetas.

Para te ajudar nesse processo, separamos os principais dispositivos de bloqueio e etiquetagem que vão te ajudar a realizar o LoTo ideal. Confira abaixo!

 

Cadeado de bloqueio

Para quem trabalha no setor de manutenção, os cadeados de bloqueio são grandes aliados. Esses dispositivos permitem realizar o travamento de máquinas que vão passar por manutenções ou inspeções.

Após a desenergização dos equipamentos, é necessário realizar o bloqueio com o cadeado, e identificar com as etiquetas para que não ocorra uma liberação acidental de energia durante o trabalho.

Os cadeados de bloqueio podem ser encontrados em diferentes tamanhos e hastes de materiais variados, como alumínio, aço inox, plástico e metálico. Todos possuem corpo não condutivo e cilindro de chave única para evitar que a eletricidade seja conduzida da haste à chave no momento em que ela é inserida.

Além disso, os cadeados apresentam maior resistência às altas temperaturas, corrosão, produtos químicos e violação.

Acesse e conheça todos os cadeados de bloqueio Tagout!

 

Garras de bloqueio

As garras de bloqueio são ideais para o bloqueio de válvulas e disjuntores e permitem que mais de um profissional execute ações de manutenção na máquina bloqueada, já que a garra possui três ou seis furos para cadeados.

Dessa forma, cada técnico de manutenção envolvido no serviço coloca seu cadeado de bloqueio e sua etiqueta de identificação na garra. Somente após todos retirarem seus cadeados, a máquina poderá ser reenergizada.

Acesse e conheça todas as garras de bloqueio Tagout!

 

Caixas de bloqueio

Quando as manutenções ou inspeções são realizadas por um grande número de trabalhadores, a melhor forma de garantir segurança é através da utilização de caixas de bloqueio.

Elas simplificam o bloqueio de equipamentos com diferentes fontes de energia e vários trabalhadores envolvidos. Além disso, permitem um controle maior das atividades de manutenção e diminuem os riscos de acidentes de trabalho com energias perigosas.

As caixas de bloqueio são utilizadas da seguinte forma: o eletricista responsável pela manutenção deve bloquear o painel elétrico e colocar sua chave dentro da caixa de bloqueio. Todos os trabalhadores envolvidos devem colocar seus respectivos cadeados e etiquetas de bloqueio nos orifícios da caixa.

Dessa forma, somente após todos os trabalhadores envolvidos retirarem seus cadeados, o eletricista poderá pegar a chave de dentro da caixa e religar a máquina em questão.

Clique para assistir aos vídeos das caixas de bloqueio

 

 

Etiqueta de bloqueio

De acordo com o item 12.116 da NR-12, as máquinas e equipamentos, bem como as instalações em que se encontram, devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores e terceiros sobre os riscos a que estão expostos, além das instruções de operação e manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores.

Dessa forma, a NR-12 estabelece a obrigatoriedade da utilização de sinalizações em bloqueio de máquinas e equipamentos.

As etiquetas de bloqueio devem ser utilizadas junto aos cadeados de bloqueio e permitem a correta identificação das informações obrigatórias sobre a manutenção que está sendo realizada.

As etiquetas produzidas pela Tagout podem ser confeccionadas em dois tipos de materiais flexíveis, são eles o PVC ou o Polietileno que possui maior flexibilidade que as etiquetas produzidas em PVC.

Utilizamos tintas especiais de alta fixação e resistentes a qualquer tipo de solventes e álcoois.

Ambas as etiquetas podem conter um filme de proteção parcialmente fixado para que o técnico inclua sua foto, seu nome e finalize a fixação para o uso.

As anotações nas etiquetas devem ser realizadas com o auxílio de uma caneta marcadora de CD ou tinta permanente. Já a limpeza da superfície para a remoção das anotações deve ser realizada com o auxílio de um pano ou papel toalha e álcool.

Acesse e conheça todos os tipos de etiquetas e sinalizações Tagout!

 

Aqui na Tagout você encontra todos os dispositivos de bloqueio citados acima, além de vários outros equipamentos para bloqueio de válvulas esfera, gaveta, globo, borboleta, bloqueio de disjuntores, chave seccionadora, fecho lingueta, bloqueio de botão e muito mais.

Conheça todos os dispositivos de bloqueio em nosso catálogo online!

 

Consultoria Tagout

Treine seus colaboradores para realizar o procedimento de bloqueio e etiquetagem de forma correta e segura. Aqui na Tagout você encontra o serviço de consultoria para implantação do Programa de Controle de Energias Perigosas.

 

A consultoria é realizada em quatro etapas:

Diagnóstico inicial: é feita uma avaliação do que já existe e alinhamos as expectativas do que será implantado, como procedimentos, normas internas e corporativas, dispositivos de bloqueio necessários e os profissionais que realizarão o trabalho.

Elaboração de procedimentos e mapas de bloqueio: nessa etapa são realizados os mapas de bloqueio para cada equipamento, contendo as instruções de bloqueio e desbloqueio com fotos, lista de dispositivos de bloqueio e etiquetagem que devem ser utilizados, local de uso e tipos de energias envolvidas.

Treinamentos: são feitos treinamentos presenciais ou EAD customizados de acordo com a necessidade de cada empresa, com duração média de 3 horas. Também é aplicada uma avaliação com os participantes e emissão de certificado e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Auditorias periódicas: são realizadas auditorias internas com o objetivo de verificar se os procedimentos, instruções de trabalho e dispositivos estão adequados e sendo utilizados corretamente.

Entre em contato conosco para mais informações e mantenha os colaboradores e sua empresa seguros!

Conteúdos mais lidos

Catálogo online

A TAGOUT oferece solução completa para a Implantação do LOTO (Lockout Tagout / Bloqueio e Etiquetagem). Baixe nosso catálogo e conheça nossos produtos e serviços projetados para a sua empresa.

Siga-nos nas redes sociais
+55 19 3500 8210
+55 19 99407 3970
Rua José Gallo, 258
Vista Alegre - Vinhedo/SP
Brasil - CEP 13285-332

TAGOUT TREINAMENTO E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS DE PROTECAO DE SEGURANCA INDUSTRIAL LTDA
14.600.552/0001-45
© Tagout - Todos os direitos reservados.